te41280105.jpg

Ontem, no Rio, foi lançado
o Rei da Praia 2005.

O 1.º Torneio Unimed de Vôlei de Praia, que começa hoje, no velódromo do Jardim Botânico, abre a temporada da modalidade no Paraná e garante vaga na chave principal da etapa paranaense do Circuito Banco do Brasil, para as duplas vencedoras em cada categoria. A fase classificatória será disputada hoje, a partir das 8h30, com a participação de 61 duplas masculinas e 24 femininas. O evento principal será disputado amanhã e domingo, e já tem 16 duplas pré-classificadas, pelo ranking estadual.

Além de garantir vaga no Circuito BB, o torneio distribuirá, aos primeiros colocados, uma premiação de R$ 4.300,00 (em dinheiro), medalhas e troféus aos três primeiras colocadas. O evento atraiu um número recorde de inscrições. Segundo Neuri Barbieri, presidente da Federação Paranaense de Voleibol, "a média de participantes em torneios de vôlei de praia, no Paraná, gira em torno de 35 a 40 duplas. Esta é a primeira vez que um torneio reúne mais de 80 atletas".

O nível de organização do torneio garantiu o elevado nível dos competidores e atraiu atletas como a dupla Marcelo Sochascki e Rafael Berberi, atualmente primeira colocada no ranking paranaense de vôlei de praia. Juntos há dois anos, os atletas já disputaram o Circuito Paranaense 2003/2004, conquistando o 2.º lugar na colocação geral; Circuito do Sesc 2003 e 2004, sendo campeões nos dois campeonatos e a etapa paranaense do Circuito Banco do Brasil em 2003, ficando na 19.ª posição do ranking nacional.

O evento faz parte da série de ações do Projeto Verão 2005, que a Unimed Curitiba desenvolve. Além da fase competitiva, o público que for assistir à disputa terá como opção visitar o "Doutor Ônibus", um veículo adaptado como consultório, aberto à comunidade e no qual será realizada uma série de procedimentos médicos como verificação de pressão arterial, avaliação física e orientações para a prática de atividades físicas. Hoje e amanhã, o atendimento será das 9h às 12h e das 14h às 18h. No domingo, das 9h às 13h.

Começa hoje o rei da praia

Foi dada a partida para o Rei e Rainha da Praia SulAmérica 2005. Reunidos ontem para um encontro com jornalistas e patrocinadores, no Outback Barra, os atletas se mostraram ansiosos pelo início do torneio, que já se consolidou como abertura oficial da temporada de vôlei de praia no Brasil. Em sua sétima edição, o rei da praia e o rainha da praia distribuem um total de R$ 180 mil em premiação, incluindo a dotação para o Desafio dos Reis e o Desafio das Rainhas. Os jogos da fase classificatória do rei da praia começam hoje, na arena montada em frente à Rua Paul Redfern, em Ipanema.

Campeões olímpicos, ganhadores de medalhas nos Jogos, campeões mundiais, havia de tudo na reunião dos atletas que vão disputar as competições masculina e feminina. Entre os homens, o atual rei da praia, Emanuel, chegou acompanhado do parceiro, Ricardo, Rei em 2002, com quem ganhou o ouro em Atenas (2004). Motivado, Emanuel quer começar o ano tão bem quanto em 2004: "Sei que vai ser difícil (a luta pelo bi) já que tem uma garotada que já está treinando forte desde o início do ano, de olho no título de rei da praia. Sei, por experiência própria, que é um título de muito prestígio. O Fabinho e o Bruno, por exemplo, são dois fortes candidatos à coroa".