Os primeiros treinos oficiais do Renault Speed Show by Tim, que abre a temporada 2005 do automobilismo nacional, começam hoje, às 9h, no Autódromo Internacional de Curitiba, com a Fórmula 3 Sul-Americana. Na seqüência, será a vez dos carros da Copa Clio, às 9h45, e dos monopostos da Fórmula Renault, que entram na pista às 10h45.

O principal festival de velocidade do País começa recheado de novidades. Na parte técnica, a Clio substituiu os motores movidos a gasolina pelos Hiflex de linha, movidos a álcool, enquanto na F-3 Sul-Americana, pela primeira vez, os motores Berta, fabricados na Argentina, farão uma temporada completa. Os Berta, com cerca de 255 cavalos, estrearam na última rodada dupla de 2004.

?Vou correr a primeira etapa para conferir as mudanças de motor e pneus para analisar as perspectivas que temos para a temporada?, disse Luiz Renato Frediani Jr. em relação à entrada dos motores e dos pneus Pirelli no lugar dos Michelin.

Na Fórmula Renault, a principal alteração está nos pneus – neste ano a categoria também passa a usar os Pirelli. Considerado um dos favoritos, o experiente Paulo Salustiano, da M4T, acredita que a abertura do campeonato não servirá como referencial para o restante do ano.

?Nesta corrida de Curitiba o que vai fazer a diferença são os pneus. Quem se adaptar melhor vai vencer?, disse Salustiano, que faz a sua terceira temporada na equipe do engenheiro Miguel Ferreira.

Além das provas com o Renault Speed Show by Tim, a Fórmula 3 Sul-Americana terá três rodadas duplas na Argentina, que serão disputadas no mesmo final de semana da TC-2000, o principal campeonato de Turismo do país.

?Testei bastante e estou bem preparado. Meu sonho, é claro, é conquistar vitórias e ganhar o título. Vontade para isso não falta. Agora, preciso ver como vou reagir na pista, com outros pilotos ao lado e com o trânsito?, disse Luiz Razia, de 16 anos, que vai fazer a sua primeira temporada pela equipe Dragão Motor-sports.

Retorno

Depois de um ano no automobilismo americano, Marcos Gomes retorna ao Brasil para competir na Fórmula Renault. O filho do tetracampeão da Stock Car Paulo Gomes vai correr pela Piquet Sports.

?A equipe é muito bem estruturada e acho que posso acrescentar alguma coisa com a minha experiência de já ter participado da competição em outras oportunidades?, disse Marcos em relação ao time que nos últimos três anos conquistou dois títulos da Fórmula 3 Sul-Americana: 2002 e 2004.

Em sua primeira passagem pela Fórmula Renault, Marcos venceu uma prova justamente no autódromo da capital paranaense, no dia 29 de setembro de 2002.

O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, Tim, Extra, ABN-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express e Pirelli.