A Série Prata do Campeonato Paranaense já tem três times classificados para a segunda fase. Neste final de semana, Umuarama e Galo Maringá juntaram-se ao Cascavel e asseguraram presença entre as oito equipes que disputarão duas vagas para a elite do futebol estadual em 2006. No Grupo A, o Operário venceu fora de casa e ficou muito perto de obter o mesmo feito.

No sábado, Umuarama e Maringá foram beneficiados pelo empate de 2 x 2 entre Toledo Colônia Work e Dois Vizinhos, que agora disputam a quarta e última vaga do Grupo B. A vantagem é toda do Toledo, que tem seis pontos de vantagem e precisa de só mais um ponto.

Curiosamente, o Umuarama conquistou a vaga no mesmo dia em que foi humilhado pelo Foz: 7 x 0, em Foz do Iguaçu. O Galo entrou em campo ontem, já classificado, e ganhou de 2 x 0 do Pato Branco em Maringá. O Cascavel, único time que começou a rodada com vaga garantida, jogou sem pressão e enfiou 7 a 1 no Goioerê, na casa do adversário.

Pela chave A, o Operário aproximou-se da classificação ao superar o vice-líder Prudentópolis por 2 x 1, fora de casa. O veterano Leomar e o artilheiro Marcos Gaúcho marcaram os gols do Fantasma, que chegou a 28 pontos e só não avança com uma complicada combinação de resultados. Altair descontou para o Prude, que ficou nos 23 pontos.

A luta pelas outras três vagas está acirrada. Com 22 pontos vem o Araucária, que passou pelo lanterna Kashima por 2 x 1, em Quatro Barras.

A seguir, com 21, aparecem o Arapongas, que ficou no empate com o Real Brasil, e a Platinense, que folgou na rodada. Real, Portuguesa Londrinense e São José têm pequenas chances e o Kashima está eliminado.