Uma boa foto é capaz de despertar sentimentos únicos, impressionar, emocionar e trazer à tona lembranças de momentos inesquecíveis. Fãs do futebol paranaense, ainda que não tenham visto algumas figuras históricas em campo, conhecem os feitos dos grandes jogadores que atuaram nos times do Estado como Sicupira, Ziquita, Krüger, Aladim, Maurílio e tantos outros. Com o objetivo de fazer com que os torcedores tenham acesso a imagens memoráveis do futebol, e se emocionem, a Tribuna do Paraná e a RPC criaram a exposição “Apaixonados por Futebol”. A mostra será aberta nesta sexta-feira (23), no piso térreo do Shopping Cidade, e estará disponível ao público, gratuitamente, até o dia 29 de março.

Alex Mineiro, Kléber e Adriano, a trinca de ouro do Atlético. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna
Alex Mineiro, Kléber e Adriano, a trinca de ouro do Atlético. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna

São mais de 50 imagens entre fotos marcantes e outras desconhecidas, além de capas memoráveis da Tribuna do Paraná. O jornal, fundado em 1956, possui o maior acervo fotográfico sobre o futebol paranaense no Estado. Quem visitar a mostra poderá ver toda a trajetória do futebol paranaense, relembrando os grandes acontecimentos que marcaram a história do esporte no Estado.

Rafael Tavares, diretor de redação da Tribuna do Paraná e um dos idealizadores da exposição, enfatizou a preocupação do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) em prestigiar o Estado. “A iniciativa da exposição representa uma junção de vários propósitos do Grupo Paranaense de Comunicação. Mostra a visão do grupo sobre valorizar as coisas do Paraná, destaca a importância que o futebol tem para a RPC e para a Tribuna e tudo isso culmina no cuidado que temos em investir no Campeonato Paranaense”, comentou.

Alex e o grito de gol para o Coritiba. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna
Alex e o grito de gol para o Coritiba. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna

A ideia de compartilhar o acervo com a população também é uma forma de homenagem ao repórter fotográfico Lucimar do Carmo, o Socó, que faleceu no último dia 11. O profissional trabalhou por quatro décadas na Tribuna do Paraná e em O Estado do Paraná, entre os anos de 1968 e 2008. Autor de fotos importantes da história do futebol do estado, Socó era conhecido por seu jeito divertido, atrapalhado e cheio de histórias para contar. Também há na exposição imagens de outros fotógrafos que fizeram parte da Tribuna do Paraná nesses 62 anos.

Marcelo Dias Lopes, diretor de programação da RPC e principal idealizador da mostra, destacou a importância de compartilhar esse acervo raro com a população. “Tanto a TV quanto o jornal têm em mãos um material histórico sensacional que nenhum outro veículo ou local do Estado tem, com uma memória desta forma. Sempre que a gente consegue achar uma forma de levar isso para as pessoas, seja nos nossos conteúdos ou eventos como agora essa exposição, a gente ajudando a relembrar essa história, deixar essa memória viva na cabeça das pessoas, isso faz parte da missão do grupo”, explicou. O nome da exposição foi escolhido para reforçar o tema da campanha da RPC no Campeonato Paranaense: “Apaixonados por Futebol”, ressaltando a importância que o veículo dá para o Estadual.

O jovem Ricardinho vibra com a camisa do Paraná Clube. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna
O jovem Ricardinho vibra com a camisa do Paraná Clube. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo Tribuna

Entre as imagens selecionadas, há registros de jogadores icônicos comemorando gols em conquistas importantes, a construção de estádios da capital e capas memoráveis do jornal, e diversas figuras marcantes do futebol como Paulo Miranda, Tião Abatiá, Perdigão, Nivaldo e Serginho, alguns deles vestindo camisas surpreendentes. Essas e tantas outras lendas poderão ser vistas por meio das imagens que formam uma narrativa. “O conjunto das fotos conta a história do futebol paranaense. É sensacional! Na medida em que colocamos uma imagem ao lado da outra, a exposição mostra uma espécie de linha do tempo, fácil de entender”, finalizou Marcelo Dias Lopes.

Serviço

Exposição Apaixonados por Futebol

Data: 23 a 29 de março
Horário: sexta e sábado das 10 às 22h e domingo das 14 às 20h
Local: Shopping Cidade
Endereço: Marechal Floriano Peixoto, 4984 – Hauer
Classificação indicativa: livre
Ingressos: entrada gratuita