NA FESTA de abertura – Nivaldo Melo
(gerente comercial do Grupo Paulo
Pimentel), Jorge Cardoso (chefe da
comissão de campo), Rafael Tavares
(diretor da Tribuna), empresário
Elizeo Elias, Nelson Comel e
Fernando ?Gaúcho?.

Milhares de pessoas transitaram pelos seis campos do Parque Peladeiro da Prefeitura Municipal de Curitiba na rodada de abertura do 34.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, o “Peladão/Tribuna do Paraná”, realizada neste final de semana, com etapas no sábado e ontem.

O encontro primeiro dos peladeiros foi notabilizado pelos abraços de velhos companheiros que não se encontravam desde o término do “Peladão” do ano passado. Foi um momento de muita vibração.

E sob intensa expectativa foram iniciados os primeiros jogos já às 14h nos seis campos do parque. Logo, logo, começaram a estourar os foguetes, saudando os primeiros gols do campeonato.

O cerimonial de abertura, como fora previsto, foi iniciado no horário determinado, ou seja, às 15h30, quando autoridades e dirigentes adentraram ao campo 3 do parque, entre outros presentes o professor Juliano Borgheti, secretário municipal de Esporte e Lazer, e representante do prefeito Cássio Taniguchi; os vereadores Julieta Reis, Sabino Picoli e o representante de João Derosso, presidente da Câmara Municipal, também presente, o ex-deputado estadual Algaci Túlio, hoje superintendente do Procom; ainda, Elizeo Elias e Nivaldo Melo, do Grupo Paulo Pimentel, e ainda, os jornalistas Rafael Tavares (diretor da Tribuana do Paraná) e Walmir Gomes; também, diversos funcionários da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e outros.

Na ocasião, fizeram uso da palavra o secretário Juliano Borgheti, que levou a saudação do prefeito a todos os participantes, e os vereadores Sabino Pícoli e Julieta Reis, além de Algaci Túlio, todos enaltecendo o evento e o comando da Tribuna na área esportiva de toda a Região Metropolitana.

Um pouco antes do início do cerimonial, as equipes do Sindaspp e do União Camargo adentraram à cancha 3 sob espetacular show de fogos de artifício.

Pouco depois, a revoada de pombos, com novo show pirotécnico e o pontapé inicial, executado em embaixada harmônica que envolveu todas as autoridades presentes.

O sucesso da rodada inaugural deve ser creditado também ao RPMont (Regimento Coronel Dulcídio), que garantiu a boa ordem das duas jornadas (sábado e ontem), através uma equipe de cavalarianos comandada pelo soldado Aurélio, e integrada ainda pelos soldados Fernando, Valdernei e Luna, e pela cavaliriana Missael. Todos integram o 1.º Esquadrão de Cavalaria do Regimento Coronel Dulcídio. A todos o nosso obrigado.

Tricampeão goleia

O fato mais importante da jornada inaugural no sábado foi, certamente, a goleada que o Sindaspp, atual tricampeão, aplicou no União Camargo: 10×0!

Foi uma inequívoca demonstração da vontade dos comandados de Ivo Pery Sobrinho em buscar o título inédito de tetracampeão do “Peladão/Tribuna do Paraná”.

Grandes goleadas sábado e ontem

Foram muitos os destaques e até surpresas na rodada inaugural do “Peladão/Tribuna do Paraná”, tanto na etapa de sábado como na de ontem.

No sábado, além da espetacular goleada do Sindaspp, que mostrou estar com uma grande e poderosa esquadra, de olho no tetracampeonato, outros times também deram uma demonstração de força, proporcionando grandes goleadas, o que registrou uma média excelente de gols por partida.

Na etapa de sábado, além do Sindaspp, os destaques ficaram para o Lorena Bela Vista, campeão juvenil do ano passado, que estreou com uma vitória de 6×1 sobre Os Bebuns Júnior; campeã universitária de 2000, a equipe de Os Predadores começou bem, ganhando de 4×1 do Floresta Encantada, e o Danúbio Auto Truck Pereira, campeão da série Unionda de 2002, derrotou o Monte Negro por 3×0, numa partida em que o campeão teve deslizes na disciplina. A maior goleada na sabatina foi do Sindaspp, com 10×0 sobre o União Camargo, e também do Real Vila Camargo, 10×2 ante o Aliança Leste/Norte, na categoria Juvenil.

Ontem, a lamentar três WO, ou seja, o não comparecimento de equipes – Kapot Canto do Rio “A” (Unionda), Escola de Futebol Lotes Iguaçu e Cates/Boqueirão, ambos da categoria Mirim, que ao lado do CTB (Juvenil), que tomou WO no sábado, ficam automaticamente eliminados do campeonato, salvo impetrem recurso junto ao Tribunal Especial de Justiça Desportiva, o mais tardar até as 18h de hoje.

Na domingueira os destaques ficaram para a A.A. Gralha Azul, que venceu o Matrix FF na série feminina por 5×1, abrindo caminho para o seu sétimo título. As duas grandes goleadas de ontem: Machester FC 15×0 AE Piao Sport (feminino), e EC São Cristóvão 16×0 AM Vila Lorena (mirim).

Na rodada de abertura, sábado e ontem, foram realizados 28 jogos, com 180 gols marcados, média de 6,3 tentos por partida. Foram anotados quatro WO e dois jogadores expulsos.

Todo e qualquer protesto ou recurso quanto a resultados, arbitragens e principalmente WO devem ser feitos e endereçados ao Tribunal Especial de Justiça Desportiva, devidamente protocolados o mais tardar até as 18h de hoje junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Rua Desembargador Westphalem 1566, recolhidas as taxas previstas em regulamento, sem o que a petição não terá valia.

Segunda rodada

A previsão de jogos para a segunda rodada será divulgada em nossa edição de amanhã e deverá constar de jogos das séries Prefeitura, Juvenil, Indústria/Comércio, Veteranos e de Funcionários Públicos.

Carteiras liberadas

A partir de amanhã, estarão liberadas as carteiras de atletas e de representantes de todas as categorias e de todas as equipes registradas no campeonato. As mesmas devem ser retiradas dentro do expediente comercial na Rua Carlos de Carvalho, 2419, Bigorrilho.

O expediente aos peladeiros é feito semanalmente às segundas, terças e quartas-feiras no horário comercial, e às sextas-feiras somente até as 17h. Às quintas-feiras (todas) não há atendimento.