Se não houver desistência até a realização do congresso técnico, vão participar da final dos 47.ºs Jogos Universitários do Paraná, de 20 a 26 de abril, em Palmas, no sudoeste do Estado, 218 equipes, em oito modalidades, no masculino e feminino. ?Essas equipes representam trinta instituições de ensino superior (IES), duas a mais que no ano passado, em Guarapuava. Serão mais de 1.800 alunos atletas?, calcula o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

O congresso técnico será na tarde de hoje no anfiteatro do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics), no centro de Palmas. Depois de confirmada a inscrição, esta data é o último prazo para desistência. Só depois é que se terá o número definitivo de participantes.

Os jogos serão disputados em oito modalidades, no masculino e feminino: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.

As entidades inscritas são as seguintes: Fecilcam (Campo Mourão), Unioeste (Cascavel), FAG (Cascavel), Fesc (Clevelândia), PUC (Curitiba), UnicenP (Curitiba), Unifae (Curitiba), Unibrasil (Curitiba), Dom Bosco (Curitiba), Tuiuti (Curitiba), Federal (Curitiba), UTFPR (Curitiba), Uniaméricas (Foz do Iguaçu), Unicentro (Guarapuava), Guaraicá (Guarapuava), Unicentro (Irati), UEL (Londrina), Unopar (Londrina), Inesul (Londrina), UEM (Maringá), Uningá (Maringá), Cesumar (Maringá), Isesa (Ponta Grossa), Secal (Ponta Grossa), Cescage (Ponta Grossa), UEPG (Ponta Grossa), Unics (Palmas), Fafipa (Paranavaí), Fadep (Pato Branco) e UCP (Pitanga).

Das trinta instituições, apenas três se inscreveram em todas as modalidades com os times masculino e feminino, num total de dezesseis. São a Fecilcam, a FAG e a Federal.

A UEL e UEM vão com quinze equipes cada. A UEL não terá o judô feminino, enquanto que a UEM não será representada pela equipe feminina de atletismo. A terceira em participação será a Tuiuti, que não disputará apenas com o basquete feminino e a natação masculino.

Já em termos de menos inscrições, seis instituições serão representadas somente por uma equipe: Fesc (futsal masculino), UTFPR (handebol masculino), Uniaméricas (vôlei feminino), Isesa (vôlei masculino), Cescage (atletismo feminino) e Cecal (basquete feminino). Com duas equipes são duas as faculdades: Unicentro (atletismo e futsal masculino) e a Fadep (atletismo e basquete masculino).

Os Jogos Universitários do Paraná são realizados numa parceria entre a Federação Paranaense de Desportos Universitários -FPDU e o governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas e do Unics.

Congresso

O congresso técnico começa às 13h30 com o recebimento da documentação das IES. Em seguida, às 14h30, haverá a parte solene com a presença de autoridades e termina com a parte técnica e sorteio para agrupamentos das modalidades coletivas.