Principal favorito ao título em Viena, o francês Jo-Wilfried Tsonga decepcionou os fãs neste sábado ao ser eliminado pelo holandês Robin Haase. Número 63 do ranking, Haase despachou o cabeça de chave número 1 em apenas dois sets, com parciais de 7/5 e 7/6 (7/4), e avançou à final do torneio austríaco.

Haase neutralizou o bom saque de Tsonga e não teve maiores dificuldades para vencer o set inicial, após faturar duas quebras de serviço. Na segunda parcial, chegou a sacar para o jogo, mas perdeu o saque e precisou adiar a vitória até o fim do tie-break, após 1h33min de partida.

Na decisão, o holandês terá pela frente outro desafio. Seu rival será o experiente alemão Tommy Haas, outro favorito ao título. Para alcançar a final, Haas sofreu em quadra neste sábado. Ele precisou de três sets para eliminar o checo Lukas Rosol, por 3/6, 6/4 e 7/6 (7/0).

Neste domingo, Haase disputará sua quarta final no circuito da ATP, em busca do terceiro título. Seus troféus anteriores foram conquistados justamente na Áustria: ambos na cidade de Kitzbuehel, em 2011 e 2012. Haas, por sua vez, entrou em sua terceira decisão da temporada. Ele foi campeão em Munique, diante de sua torcida, e foi derrotado na final em San José, nos Estados Unidos.