A quatro rodadas do final da primeira fase da Série B, a briga pelas oito vagas na próxima etapa e para escapar do rebaixamento pega fogo de vez. Nenhum clube tem seu futuro definido na competição – não há classificados com antecedência ou condenados à Série C.

O líder Santa Cruz poderia ser o primeiro a garantir vaga, mas caiu perante o Grêmio, sábado: 2 x 0, no Olímpico. O time pernambucano segue em primeiro, com 34 pontos – três à frente do Santo André. Os gaúchos seguem em ascensão e já estão em quarto lugar, com 29.

No único jogo de ontem, o Náutico recuperou-se de duas derrotas seguidas e goleou o Bahia por 4 x 0, no Recife. O time da casa voltou à zona de classificação (está em sexto) e o tricolor baiano caiu para o grupo dos rebaixáveis. Se o torneio acabasse hoje, também avançariam rumo à segunda fase Portuguesa, Marília, Avaí e Vitória.

Na rabeira da tabela, o Criciúma respirou com a vitória de terça-feira sobre o Sport e deixou a lanterna para o Caxias, derrotado pelo Vitória no sábado. Os dois times do Sul têm 16 pontos, mas ainda podem permanecer na Série B, já que o Ceará, hoje a salvo na 16.ª colocação, tem 20.