A seleção turca masculina de basquete não deu a menor chance para a Eslovênia nesta quarta-feira. Contando com o apoio da torcida em Istambul, a equipe anfitriã atropelou por 95 a 68 e garantiu vaga na semifinal do Mundial da Turquia.

Por uma vaga na decisão, os turcos precisam derrotar a Sérvia, que superaram a atual campeã Espanha por 92 a 89. As duas seleções se enfrentam na sexta-feira, ao meio-dia (horário de Brasília), novamente em Istambul.

Com uma grande atuação coletiva, a Turquia contou ainda com a atuação inspirada de Ersan Ilyasova, cestinha da partida com 19 pontos. Guler fechou com 12, dois a mais do que Turkoglu, Tunceri e Onan. Pelo lado esloveno, os destaques foram Becirovic e Nachbar com 16 pontos.

Logo no início do confronto, a seleção turca imprimiu forte ritmo e neutralizou o jogo esloveno, fechando o primeiro quarto com triunfo de 27 a 14. A vantagem só ampliou nas duas parciais seguintes e a Turquia praticamente definiu a vitória. Buscando um final honroso, a Eslovênia ainda lutou e ao menos de despediu do Mundial ganhando o último quarto por 25 a 24. A festa, no entanto, já era comandada pela torcida local.