Começa no próximo dia 8 de maio, na Universidade Positivo, a segunda edição do Curso Aplicado de Jornalismo Esportivo. Serão 34 horas/aula, abrangendo todos os campos existentes deste mercado, que continua em expansão.

Todos os canais da tevê aberta, mais de uma dezena de rádios, além de jornais e sites destinam espaço em suas programações para o futebol e outros esportes. O curso visa apresentar a acadêmicos de comunicação social e outras áreas de ciências humanas, ou simples interessados em jornalismo esportivo, um retrato desse mercado e os métodos de trabalho nos diferentes veículos.

O objetivo é dar subsídios para que os profissionais cheguem ao mercado de trabalho melhor preparados. O curso se estende por quatro fins de semana, com aulas às sextas (das 18h30 às 22h30) e sábados (das 8h30 às 12h30).

São oito módulos distintos: História e noções do jornalismo esportivo; Ética: não saia de casa sem ela; Esporte na TV: Imagem é tudo; Esporte em jornal e revista: Fugindo das normas; Esporte em rádio: Novos e velhos conceitos; Assessoria e marketing: Fazendo o meio-campo; Esporte na Internet: blogosfera e “notíciosfera”; e O mercado de mídia no Paraná.

O curso, com aulas teórico-explicativas, é ministrado por seis jornalistas graduados e em plena atividade no mercado curitibano: Carlos Henrique Bório (editor de esportes da Tribuna do Paraná), Cristian Toledo (RIC TV, O Estado do Paraná e Rádio Transamérica), Marcelo Dias Lopes (RPC), Joyce Carvalho (O Estado do Paraná e Rádio Transamérica), Irapitan Costa (Tribuna e Transamérica) e Leonardo Mendes Júnior (editor de esportes da Gazeta do Povo).

São apenas quarenta vagas e até o próximo dia 4 de maio a inscrição tem um custo de R$ 360 (em duas parcelas). Após esta data, o preço é de R$ 420 (também em duas vezes). Maiores informações no site http://extensao.up.edu.br ou pelo telefone (41) 3317-3092.