O Barcelona divulgou comunicado nesta quarta-feira para revelar que o goleiro

Víctor Valdés ficará seis semanas fora dos gramados por causa de uma lesão sofrida no amistoso que a Espanha disputou contra África do Sul, na última terça-feira, no Soccer City, em Johannesburgo.

O clube informou que o jogador sofreu uma ruptura muscular na panturrilha da perna direita, depois de ter sido submetido a exames médicos logo depois de sua chegada em Barcelona. A lesão detectada confirmou o diagnóstico inicial do departamento médico da seleção espanhola e o tempo estimado de afastamento, destacou o comunicado.

Valdés se machucou justamente no jogo no qual a Espanha fez o seu retorno ao Soccer City, estádio onde se sagrou campeã mundial em 2010 ao bater a Holanda por 1 a 0, com um gol de Iniesta na prorrogação, na final da Copa. No local, a equipe nacional ainda decepcionou nesta terça ao cair por 1 a 0 diante dos sul-africanos.

No duelo, Valdés entrou no lugar de Casillas no segundo tempo e se machucou aos 31 minutos. Com isso, Reina, terceiro goleiro espanhol, precisou entrar em campo para ocupar a meta da equipe comandada pelo técnico Vicente del Bosque no final do duelo.

Caso o período previsto de afastamento de Valdés realmente se confirme, ele ficará fora de quarto partidas do Barça no Campeonato Espanhol (contra Granada, Athletic Club, Villarreal e Getafe), de duas da Liga dos Campeões (diante de Ajax e Celtic) e de mais duas da Copa do Rei no mata-mata com o Cartagena.