Depois de maus resultados nas duas últimas etapas da MotoGP o italiano Valentino Rossi, da Yamaha, voltou a vencer neste domingo (3) na categoria e fez a festa da torcida que lotou o circuito de Mugello. Outro que teve muitos motivos para comemorar foi o brasileiro Alexandre Barros (Ducati/Pramac), que fez uma bela prova e terminou na terceira colocação. O segundo foi o espanhol Dani Pedrosa, da Honda.

Com os pontos conquistados com o terceiro lugar, Barros ultrapassa a casa dos 2000 na carreira, feito conseguido somente pelos italianos Giacomo Agostini e Valentino Rossi. Este foi o primeiro pódio da equipe Pramac, ´time B´ da Ducati. O último do brasileiro havia sido em Donington Park, na Inglaterra, em 2005.

Esta foi a sexta vitória consecutiva de Rossi no Grande Prêmio da Itália, igualando o feito do australiano Michael Doohan (1993-98). Com o resultado, o heptacampeão mundial (penta da MotoGP), vice do campeonato, diminuiu a vantagem do atual líder da categoria, o australiano Casey Stoner – quarto colocado na prova – para nove pontos, esquentando a briga pelo título de 2007.