A situação do volante Vampeta no Flamengo continua sem solução. O empresário do jogador, Reinaldo Pitta, esteve na Gávea ontem para tentar acertar uma possível transferência para algum clube estrangeiro. O “troca-troca” com o Cruzeiro, envolvendo os passes do meia Jorge Vágner e do atacante Marcelo Ramos, foi cancelado, porque o pentacampeão não quer jogar em Minas Gerais.

Como Vampeta também não deseja atuar pelo Flamengo, com quem ainda tem contrato de 18 meses, a tendência é a de que ele seja negociado com algum time europeu. Com isso, o clube carioca receberá uma determinada quantia, já que tem direito a 45% do passe do atleta.

Enquanto isso, o técnico Evaristo de Macedo comandou o primeiro coletivo da equipe em Resende, local da pré-temporada. Ele ainda aguarda a contratação de pelo menos um atacante. A negociação com Romário continua em andamento – o Flamengo busca um patrocinador para pagar os salários dele.

Fluminense

Depois da contratação do meia Djair, a diretoria do Fluminense anunciou mais um reforço para a temporada de 2003: Alex Oliveira. O jogador, que estava na Ponte Preta, assinou contrato por um ano. Agora, os dirigentes buscam um atacante para a equipe, já que Roni e Magno Alves entraram na Justiça contra o clube e a permanência de Romário ainda é incerta.

A delegação do Fluminense viajou ontem para Vassouras, onde realizar a sua pré-temporada. O técnico Renato Gaúcho prepara a equipe para a estréia no Campeonato Carioca, no dia 19, contra o Olaria, nas Laranjeiras. Alguns jogadores, como o zagueiro César e o volante Marcão, viajaram com o elenco, mas reivindicam o pagamento dos salários atrasados.

Vasco

As três estrelas do Vasco – os meias Marcelinho Carioca e Petkovic e o atacante Marques – treinaram juntos pela primeira vez ontem. Mas eles ainda não tiveram contato com a bola – só realizaram trabalhos físicos. O técnico Antônio Lopes está confiante numa boa campanha em 2003. Quando questionado sobre possíveis problemas de relacionamento entre Marcelinho e Petkovic, duas jogadores de temperamento difícil, o treinador foi claro: “Não adianta ter jogadores seminaristas que não joguem nada. Prefiro que me causem dores de cabeça, mas que arrebentem dentro de campo”.

Botafogo

Depois de confirmar o retorno do meia Ronaldo, que estava no Paraná, a diretoria do Botafogo apresentou ontem o seu segundo reforço para a temporada 2003: o volante Túlio. O jogador, de 26 anos e ex-Goiás, alugou seu passe ao clube carioca.

Já o goleiro Carlos Germano finalmente se apresentou na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio, onde o time realiza sua pré-temporada. Ele ainda não acertou sua renovação contratual, mas demonstrou o desejo de permanecer no Botafogo.