A melhor temporada da carreira de Anderson Varejão na NBA será interrompida por um tempo maior que o previsto. Resultados de exames do seu joelho direito confirmaram nesta quarta-feira que a lesão sofrida em dezembro é mais grave do que o esperado. O brasileiro terá que passar por uma cirurgia no local e ficará afastado por um período de seis a oito semanas.

Com isso, Varejão está fora do All-Star Game, que acontecerá em Houston no dia 17 de fevereiro. O brasileiro está longe de ser escolhido no voto popular para uma das três vagas para jogadores que atuam próximos ao garrafão na Conferência Leste, mas vinha fazendo grande temporada e poderia participar da partida que envolve os principais atletas da NBA como reserva.

O pivô se contundiu na partida de sua equipe, o Cleveland Cavaliers, diante do Toronto Raptors, no dia 18 de dezembro, e desde então vinha tentando se recuperar sem precisar operar. No entanto, os exames apontaram uma lesão na região da patela e a necessidade do procedimento cirúrgico, que acontecerá já nesta quinta.

Varejão vem sofrendo com lesões nas últimas temporadas. Em 2010/2011, o brasileiro atuou em apenas 31 jogos, enquanto em 2011/2012 foram 25 partidas disputadas por ele. Na atual temporada, o pivô é o principal reboteiro da liga, com 14,4 rebotes por jogo, e tem média de 14,1 pontos por partida.