O Vasco desperdiçou neste domingo a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, passou vexame ao ser goleado pelo lanterna da competição, o América-MG, que fez 4 a 1 nos cariocas jogando em Sete Lagoas (MG), pela 21.ª rodada. Assim, o Vasco parou nos 38 pontos, caindo para terceiro, atrás do São Paulo no saldo de gols. O Corinthians, líder, que também perdeu na rodada, tem 40.

O América não vencia há cinco jogos e o resultado não foi suficiente para tirar a equipe mineira da lanterna, com 17 pontos, mas deu ânimo ao grupo na luta para se manter na primeira divisão.

Sem o técnico Ricardo Gomes, que segue internado em um hospital do Rio de Janeiro após sofrer um acidente vascular encefálico, o Vasco não soube aproveitar sua superioridade técnica, deixando o América jogar com liberdade na frente.

O primeiro gol saiu aos 19 minutos do primeiro tempo, com André Dias aproveitando um cruzamento e abrindo o placar para os mineiros. Um minuto depois, Juninho Pernambucano, de falta, empatou para o Vasco. Kempes, de pênalti, fez o segundo do América, aos 42.

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo, com o Vasco atacando mais em busca do empate. Mas foi o americano Marcos Rocha quem marcou, finalizando um contra-ataque com um chute por cima do goleiro Fernando Prass, aos 13 minutos.

Na metade do segundo tempo, as substituições de Givanildo Oliveira – que trocou Kempes e Ulisses por Léo e Rodriguinho – deram fôlego novo à equipe de Minas. Pelo Vasco, o interino Cristóvão Buarque não teve a mesma sorte. Juninho Pernambucano e Diego Souza saíram para dar lugar a Felipe Bastos e Bernardo, mas o time não melhorou.

Mesmo à frente do placar, foi o América que atacou mais, postura premiada com mais um gol de André Dias, que acertou um chute de fora da área após uma bonita tabela, aos 41 minutos da etapa final. “A chegada do Givanildo está fazendo a diferença. Temos tido bons jogos e todos estão de parabéns”, comemorou Amaral, que quase fez o quinto gol mineiro ao acertar o travessão no finalzinho do jogo.

Na próxima quarta-feira, o América enfrenta o Internacional, em Porto Alegre, pela 22.ª rodada do Brasileirão. O Vasco pega o Coritiba, em São Januário, na quinta-feira.

FICHA TÉCNICA:

América-MG 4 x 1 Vasco

América-MG – Neneca; Otávio, Micão e Willian Rocha; Marcos Rocha, Dudu (Leandro Ferreira), Amaral, Ulisses (Rodriguinho) e Gilson; Kempes (Léo) e André Dias. Técnico: Givanildo Oliveira.

Vasco – Fernando Prass; Fagner, Victor Ramos, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano (Felipe Bastos) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Elton (Leandro). Técnico: Cristóvão Buarque (interino)

Gols – André Dias, aos 19, Juninho Pernambucano, aos 21, e Kempes (pênalti), aos 42 minutos do primeiro tempo. Marcos Rocha, aos 13, e André Dias, aos 41 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Sandro Meira Ricci (DF)

Cartões amarelos – Marcos Rocha, Dudu e Renato Silva.

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG).