Com a garantia de emoções ainda mais fortes do que as demonstradas em 2004, o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra terá neste domingo a sua etapa de abertura da temporada 2005, quando na pista do Autódromo Afonso Pena o público terá a oportunidade de assistir disputas em nada menos do que seis categorias: Fusca Velocidade, Novatos, Turismo, Marcas, Hot Dodge e Stock Car, as quais prometem mais de 80 carros presentes na pista.

As disputas acontecerão no novo traçado do Autódromo Afonso Pena, que passou por reformas, ganhou trechos de mais velocidade em alguns pontos e recebeu curvas em outros que serviam com "armas" para acidentes espetaculares. As mudanças foram feitas principalmente no final da reta dos boxes, onde o "curvão" recebeu uma pequena reta, seguida de um cotovelo, que antecede mais uma reta que fez desaparecer o "esse" do miolo. Também a reta da raia foi modificada, ganhando uma espécie de "chicane", justamente construída para diminuir a velocidade na curva que antecede o retão dos boxes e que foi palco de vários acidentes assustadores. Além de Marcelo Pereira (campeão da Novatos 2004), que competirá pela Turismo, José Bornemann, Marcos Tosin (Marcas), Antônio Tozo, Dan Davi Oliveira (Hot Dodge) e José Carlos Franzói (Stock Car), vários outros pilotos estão confiantes em bons resultados.

Na temporada, além da confirmação da estréia de muitos competidores, a grande novidade é a de que outros de renome também já avisaram que estarão disputando o campeonato, como é o caso de Sady Bordin e Armin Kliewer. Além desses, um bom número de catarinenses também deverão abrilhantar as provas e certamente estarão aptos a lutar pela vitória.

Na Marcas, destacam-se Christiano Bornemann, Luís Ricardo Kavilhuka, Marcos Tosin, José Bornemann, Juca Lisboa e outros. A Turismo também deverá se mostrar muito disputada, já que Marcelo Pereira, campeão da Novatos, enfrentará outras grandes feras como o garuvense Ney Muller, Osmar Esteves, Adriano Dissenha, Fred Wegbecher e José Henrique Kavilhuka, além do joinvilense Adalberto Brietzig. Na Hot Dodge, as disputas envolverão certamente Ivan Ribeiro, Antônio Tozo, Dan Davi Oliveira, Marquinhos Bett Borba, Hermes Silva, Luiz Carlos Sequinel e Marco Martins, além de outros mais que almejam boas colocações para chegar no final do ano em condições de lutar pelo título. Também a Stock Car se mostrará bem equilibrada, pois pilotos como Marco Garcia, Anderson Andrade, Adir dos Santos Júnior, Osvaldo Padilha, Airton Erig, Armin Kliewer, José Carlos Franzói e Sady Bordin se esforçarão ao máximo para chegar ao título. A grande incógnita fica para a Novatos, que tende novamente a ser a mais disputada do campeonato e reunirá pilotos como Ricardo Rimbano, Lucas Bornemann, Stive Tokarski e Cláudio Tuchoski. O número de competidores na categoria deverá surpreender ainda mais, já que muitos outros pilotos, além dos que já marcaram presença em 2004, deverão fazer sua estréia ainda nas primeiras etapas do campeonato.

As tomadas de tempo acontecerão no sábado à tarde e as provas terão início a partir das 9h30 de domingo. Os ingressos não sofreram alteração em relação a temporada anterior, sendo taxados em R$ 7,00. Menores de até 10 anos têm entrada franca. Outras informações pelo telefone 383-5868.