Duas das favoritas ao título em Istambul, a norte-americana Venus Williams e a sérvia Jelena Jankovic foram eliminadas logo na rodada de abertura do torneio disputado em piso duro, na Turquia. Cabeça de chave número 1, a americana se despediu da competição sem vencer um set sequer.

Venus, ex-líder do ranking e atual 15ª colocada, foi derrotada pela ucraniana Kateryna Bondarenko por 6/4 e 7/6 (7/4). Jankovic, terceira cabeça de chave, caiu diante da polonesa Urszula Radwanska, irmã de Agnieszka, por 6/4, 3/6 e 6/2.

Enquanto Venus e Jankovic se despediam, outras cabeças de chave confirmavam o favoritismo com certa dificuldade. A italiana Camila Giorgi precisou de três sets para superar a eslovaca Dominika Cibulkova, por 7/5, 5/7 e 7/6 (7/4). A búlgara Tsvetana Pironkova levou um “pneu” antes de iniciar forte reação para superar a russa Margarita Gasparyan, por 0/6, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/3).

Já Alize Cornet conseguiu eliminar a belga Yanina Wickmayer em apenas dois sets: 6/3 e 7/5. Mesmo sem estar entre as favoritas, a experiente italiana Francesca Schiavone também avançou com facilidade. Cedeu apenas um game contra a búlgara Sesil Karatantcheva: 6/0 e 6/1.

Também avançaram à segunda rodada a eslovaca Daniela Hantuchova, a belga Kirsten Flipkens, a russa Alexandra Panova, a japonesa Kurumi Nara e a turca Ipek Soylu.