Cinco pontos separam Botafogo e Goiás da liderança do Campeonato Brasileiro e nesta terça-feira (3) o Goiás terá a chance, em casa, de diminuir essa vantagem, mas para isso terá de derrotar o último invicto da Série A. O Botafogo tem o ataque mais positivo da competição, com 20 gols, é o único time invicto da competição.

Vice-artilheiro do Brasileiro, com sete gols, dois a menos que o goleador Josiel (do Paraná), o atacante Dodô sabe que o Botafogo está no caminho certo para conquistar o título, mas exige do grupo cautela e concentração. Para ele, o campeonato é longo e tudo pode acontecer. "A gente tem de manter os pés no chão", disse.

O lateral-direito Joílson foi expulso durante a vitória de virada sobre o Fluminense, por 2 a 1, e cumprirá suspensão automática.

O Goiás vem de quatro vitórias consecutivas e joga motivado por um sistema de bicho progressivo por vitória. Hoje, se vencer o Botafogo, cada jogador que atuar receberá R$ 1.750,00.

Outro jogo-chave para indicar como ficará o campeonato ao final de seu primeiro quarto será Fluminense x Paraná, que reúne o sexto e o quarto colocados no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

No Paraná, o técnico Pintado não contará com o volante Xaves, que sofreu lesão no pé direito, mas terá a volta de Beto. O Fluminense quer demonstrar que a derrota para o Botafogo já foi superada. "É muito complicado manter uma seqüência de quatro, cinco vitórias nesta competição. Os jogos são muito difíceis. Estamos três pontos atrás do segundo colocado e ainda tem muita coisa para acontecer", disse o técnico Renato Gaúcho. "O Fluminense vai conseguir o equilíbrio e fará grandes apresentações na competição.

O volante Arouca foi vetado pelos médicos do clube por causa de estiramento muscular na coxa esquerda. A previsão é a de que ele só volte à equipe em duas semanas. Thiago Neves é o mais cotado para substituí-lo.

O São Paulo, quarto colocado, recebe no Morumbi o Internacional, que apenas empatou em casa contra o Atlético-MG na rodada passada e está na 15ª colocação.

Para vencer e reduzir a distância para o líder, o São Paulo aposta no mesmo time que empatou por 0 a 0 com o Figueirense, na última quinta-feira, em Florianópolis. A única mudança confirmada é a volta de André Dias na zaga, na vaga de Edcarlos. No meio, Hugo cumpriu suspensão e pode tomar o lugar de Leandro.

No banco de reservas, a novidade será a presença do lateral-esquerdo Júnior, que ficou dez jogos fora, se recuperando de uma pneumonia e de uma lesão na coxa esquerda.

O Internacional volta a contar com seu meio-de-campo titular para enfrentar o São Paulo. Os meias Alex e Pinga cumpriram suspensão contra o Atlético-MG e retomam seus lugares.

Mas, em compensação, o ataque do Inter segue sem Fernandão, contundido, e Alexandre Pato, na seleção sub-20 – assim, contará com Iarley e Adriano (ou Christian). Já na defesa, Marcão ganhou o lugar de Sidnei como zagueiro titular.

Embalado pela expressiva vitória sobre o Vasco no último sábado, por 3 a 1, e por sua série de três vitórias seguidas, o Cruzeiro quinto colocado, enfrenta o Figueirense em Florianópolis. A principal novidade no time mineiro será a presença do meia Wágner entre os titulares depois da passagem de cinco meses pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Irá substituir Leandro Domingues, que sente dores no tornozelo esquerdo e foi vetado pelo departamento médico.

O Figueirense também tem novidade. André Santos volta à lateral-esquerda após cumprir suspensão. Quem não deve jogar é Adriano Gabiru, que acabou de chegar ao clube e foi envolvido numa negociação tríplice, com Sport e Internacional, que detém seu vínculo.

O Palmeiras tem contra o último colocado América-RN, em casa, a oportunidade de consolidar sua recuperação após vitória sobre o rival Corinthians. Um ponto à frente do Palmeiras, o Atlético-PR recebe o penúltimo colocado Náutico, e o Grêmio enfrenta o Juventude, no Olímpico.

Os jogos da rodada

Hoje

19h30

Palmeiras x América-RN

20h30

Atlético-PR x Náutico

Figueirense x Cruzeiro

Fluminense x Paraná

Grêmio x Juventude

São Paulo x Internacional

21h45

Goiás x Botafogo

Amanhã

16 horas

Atlético-MG x Flamengo

Sport x Corinthians

Vasco x Santos