Semifinalista da Liga dos Campeões de 2006, o Villarreal está de volta à elite do futebol espanhol. Depois de ser uma das forças daquele país na última década, o time amarelo acabou rebaixado na temporada passada, mas precisou ficar apenas um ano na segunda divisão. Neste sábado, confirmou o acesso ao vencer o Almería por 1 a 0.

O jogo, válido pela 42ª e última rodada da segunda divisão espanhola, era um confronto direto, uma vez que os dois times brigavam pela segunda posição. Diante do Camp El Madrigal lotado, foi o espanhol Jonathan Pereira quem fez o gol do acesso da equipe do brasileiro Marcos Senna.

O outro time promovido diretamente à primeira divisão é o Elche, que terminou como campeão da Segundona. Almería, Girona, Alcorón e Las Palmas vão jogar um playoff para decidir o terceiro time promovido.

O Barcelona B, do brasileiro Rafinha, perdeu na última rodada para o rebaixado Xerez e terminou o torneio apenas no nono lugar, atrás do Real B, de Casemiro e Fabinho. O Racing Santander, que na temporada passada estava na primeira divisão, na próxima jogará a terceira.