Fundado em 13 de maio de 1899, o Esporte Clube Vitória comemora 112 anos nesta sexta-feira. Famoso no futebol brasileiro pelos talentos revelados em sua categoria de base, apontada, inclusive, como “um dos sete maiores celeiros de craques do mundo” pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport, em 2004, jogadores como o atacante Hulk, do Porto, o zagueiro David Luiz, do Chelsea, o lateral esquerdo Júnior e o volante Dudu Cearense são alguns dos nomes que passaram pelo time.

Hulk, por sua vez, é um dos mais famosos craques que nasceram na base do Vitória. Com passagens em times internacionais, como o Porto, seu apelido faz uma homenagem ao super-herói dos quadrinhos, mas seu nome é Givanildo Vieira de Souza. Coincidência ou não, a nova promessa do Leão tem a mesma denominação de batismo. Givanildo Pulgas, ou Giva, de 18 anos, recém-contratado para a equipe profissional. A aposta do clube começou a jogar “pelada” com os amigos aos nove anos. Sem levar a sério os toques de bola na rua, foi o irmão mais velho que viu o talento do menino e resolveu levá-lo para treinar em uma ‘escolinha’ de Salvador.

Hoje, o jovem atleta, que conta com a gestão da New Soccer para alavancar sua carreira, vê seu contrato com o Vitória como um importante passo para seu futuro nos gramados. “Eu sei que posso ir além. A New Soccer vem me ajudando e espero conquistar ainda mais espaço para poder ajudar minha família.”, afirma Giva.

Inspirado no ‘futebol-arte’ de Thierry Henry e Cristiano Ronaldo, Giva sabe que para trilhar o sucesso no esporte é preciso disciplina e abrir mão de divertimentos, inclusive com amigos e parentes, mas ele indica aos garotos mais novos: “Coloco minha família sempre em primeiro lugar. Quero poder mudar de vida. Mas, agora, é só esperar e ver o que Deus guardou para mim.” revela.

História e Tradição

Conhecido pelas conquistas no futebol, o Vitória é o primeiro clube social nacional fundado por brasileiros trouxe a prática de diversos esportes para Salvador, como, críquete, remo, atletismo, tênis, tiro esportivo, natação, pólo aquático, basquete, vôlei, tênis de mesa e handebol.

O Leão da Barra, como é chamado pelos torcedores, foi o terceiro clube brasileiro, em atividade, a praticar o futebol. Hoje, o rubro-negro conta com 26 vitórias do Campeonato Baiano Profissional, é Tetracampeão do Nordeste, Campeão Profissional do Norte-Nordeste, da Copa Valladolid e Campeão invicto do Torneio Internacional Senegal-Brasil. Os diversos títulos conquistados resultam na gama de torcedores que acompanham o time. São 2,3 milhões, segundo pesquisa do Ibope de 2010.

Um clube de história e inovações, como a primeira contratação de um massagista para os atletas, a criação de uma carteira de sócios e a inédita participação de ações de marketing esportivo na Bahia, hoje, conta com uma estrutura de porte esportivo internacional.