Foi preciso muito preparo físico para concluir os 45,195 km da 5.ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. A prova aconteceu neste domingo, com largada na Itaipu Binacional e chegada nas Cataratas do Iguaçu. A organização e realização são do Sesc Paraná, entidade integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac.

A primeira colocada foi a queniana Ednah Mukhwana, com o tempo de 2h47min51s e o primeiro colocado foi o também queniano Sammy Kibet Rotich. A cerimônia de premiação aconteceu no local da chegada com a participação do padrinho da prova Vanderlei Cordeiro de Lima.

Já o segundo lugar feminino ficou Marluce Queiroz Ferreira, com o tempo de 2h52min46s; e o terceiro com Luciana Beatriz de Lima da Luz, que completou a prova em 2h53min52s. No masculino, o segundo colocado foi João Marcos Fonseca, conhecido como João Gari, com o tempo de 2h20min25s; e o terceiro com Enio Kleiton de Lima, que terminou o percurso em 2h21min19. Apesar das primeiras colocações terem sido conquistadas por quenianos, da segunda à quinta posição, são brasileiras.

O calor e o difícil perfil altimétrico já são característicos da prova, mas o trajeto pelo Parque Nacional do Iguaçu nos últimos 11,5km traz um alívio físico, pois além de ser arborizado, o que facilita a respiração, tem como destino a vista às Cataratas do Iguaçu.

O percurso da prova é aferido e certificado pela CBAt. A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu conta como parceiros para sua realização a Itaipu Binacional, o Parque Nacional do Iguaçu, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Caminhada e Corrida de Rua

Na mesma data aconteceu a 15.ª Etapa do Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua, também em Foz do Iguaçu. Foram realizadas provas de 11,5 km com largada na entrada do Parque Nacional do Iguaçu e chegada nas Cataratas, próxima ao restaurante Porto Canoas. Também aconteceram, na Avenida Brasil, a prova dos 5km, a dos 500m e 1k para os públicos infantis e infanto-juvenis respectivamente e a Caminhada da Família, com Percurso de 4km.