O técnico Luiz Felipe Scolari se enganou redondamente quando declarou antes da partida entre Costa Rica e China, nesta terça-feira, que torceria para haver um vencedor, pois assim, o Brasil poderia garantir sua classificação no sábado, caso vença a China. Felipão errou nas contas e torceu errado. Com a vitória da Costa Rica (2 a 0), mesmo que a Seleção Brasileira vença seu próximo compromisso ainda não terá sua classificação garantida. Isso só ocorrerá na segunda rodada se, no domingo, a Costa Rica vencer a Turquia ou acontecer um empate.
No entanto, se os turcos vencerem a decisão irá para a última rodada, dia 13, com Brasil x Costa Rica e Turquia x China, ambos os jogos sendo realizados no mesmo horário, às 3h30. Isto porque, se os brasileiros vencerem os chineses chegarão a seis pontos, enquanto que os turcos, se derrotarem os costarriquenhos, ficarão com três, o mesmo número de pontos que o adversário de domingo próximo.
Portanto, se na última rodada o Brasil perder da Costa Rica e a Turquia superar a China, os três primeiros terminarão a primeira fase com seis pontos. Neste caso, os dois classificados para as oitavas-de-final serão decididos pelos seguintes critérios de desempate (nesta ordem): saldo de gols, maior número de gols marcados, confronto direto e sorteio. (Fonte:Lancepress!)