O australiano Steven Hooker, no salto com vara, e a croata Blanka Vlasic, no salto em altura, confirmaram o favoritismo e conquistaram neste sábado a medalha de ouro no Mundial Indoor de Atletismo, que acontece em Doha, no Catar. Os dois foram os destaques no primeiro dia de finais da competição, que acaba neste domingo.

Atual campeão olímpico e mundial (ao ar livre), Hooker não teve dificuldades para conquistar o título neste sábado. Garantiu o ouro com a marca de 6,01 metros e ainda tentou bater o recorde mundial indoor do salto com vara, que pertence ao ucraniano Sergey Bubka, mas falhou nas três tentativas de ultrapassar o sarrafo a 6,16 metros.

Vlasic, por sua vez, conquistou o bicampeonato mundial indoor no salto em altura – ela também é bicampeã mundial ao ar livre. Em Doha, ela garantiu a medalha de ouro ao atingir a marca de 2,00 metros. Depois, ainda tentou ultrapassar 2,05 metros, como aquecimento para bater o recorde da sueca Kajsa Bergqvist (2,08 metros), mas falhou.

Os outros medalhistas de ouro neste sábado no Mundial Indoor de Atletismo foram o australiano Fabrice Lapierre (salto em distância), o britânico Dwain Chambers (60 metros), a norte-americana Lolo Jones (60m com barreiras), Chris Brown, das Bahamas, (400 metros), o etíope Deresse Mekonnen (1.500 metros), a norte-americana Debbie Dunn (400 metros), a etíope Meseret Defar (3.000 metros), o norte-americano Christian Cantwell (arremesso de peso), a casaque Olga Rypakova (salto triplo), a inglesa Jessica Ennis (pentatlo) e o norte-americano Bryan Clay (heptatlo).