Já sem chances de conquistar o heptacampeonato do Grand Prix de vôlei, a seleção brasileira feminina sofreu a terceira derrota consecutiva na fase final ao ser superada, neste sábado, pela Itália por 3 sets a 1, com parciais de 22/25, 25/19, 18/25 e 21/25. O confronto foi disputado no Ginásio Ningbo Beilun, na China.

Com o novo tropeço, o Brasil, que já havia decepcionado na decisão do Pan-Americano (quando foi derrotado por Cuba), também fica sem chances de ganhar a prata do Grand Prix. A equipe dirigida pelo treinador Zé Roberto entrou em quadra já eliminada na disputa pelo título, uma vez que a Holanda bateu a Polônia no confronto preliminar por 3 a 0 (25/22, 25/22 e 25/23) e chegou à quarta vitória.

Os resultados deste sábado – a China também ganhou da Rússia por 3 a 0 -, deixam as holandesas na liderança da fase final com oito pontos, um à frente das chinesas. A Itália vem logo atrás com seis, ocupando a terceira colocação. O Brasil, que ganhou as três últimas edições do torneio, é o penúltimo com 5.

Todas as partidas de encerramento do tornei serão realizadas neste domingo. O confronto da seleção brasileira, às 8h30 (horário de Brasília), será transmitido ao vivo pelo canal pago SporTV.