O São Paulo cumpriu sua missão neste domingo: venceu a Ponte Preta por 2 a 0, em Campinas, com dois gols de Washington, na volta do técnico Ricardo Gomes, e subiu na tabela do Campeonato Paulista. O desempenho regular na partida pode ser amenizado com o resultado. O time são-paulino chegou a 24 pontos e agora aparece em terceiro na classificação, após 13 rodadas.

Ricardo Gomes, porém, teve motivos para se preocupar desde o começo da partida. Aos cinco minutos, Cicinho falhou feio ao recuar para Rogério Ceni, deixando o adversário Finazzi na cara do gol, em lance salvo por Jean. No primeiro tempo, os jogadores são-paulinos erraram passes e falharam nos chutes a gol, evidenciando um time apagado e bastante desatento.

Os erros fatais, porém, foram da Ponte Preta. Primeiro, com o goleiro Eduardo Martini, que não pegou o chute fraco de Washington no primeiro gol, aos 15 minutos do primeiro tempo. E depois, com o pênalti desperdiçado por Fabiano Gadelha, que parou nas mãos de Rogério Ceni. Finazzi foi outro que vacilou, perdendo chances claras de gol.

Neste ritmo, já era quase evidente que quem venceria a partida seria o time que errasse menos. E este foi o São Paulo, que ainda conseguiu aproveitar mais uma chance, aos 41 minutos. Hernanes cruzou da direita para a chegada de Washington, que bateu e Martini pegou, mas na sobra o próprio atacante completou de esquerda.

No segundo tempo da partida, os erros se repetiram. A Ponte teve chances de ampliar com Finazzi, logo aos nove minutos. Rogério Ceni teve de se esticar todo em uma outra chance – André Rocha bateu falta na área do São Paulo e um leve desvio no meio do caminho fez o goleiro espalmar no reflexo.

Agora, o São Paulo terá até a próxima quinta-feira para se preparar visando o jogo contra o Nacional, no Paraguai, pela Copa Libertadores. Já a Ponte Preta, que soma 18 pontos e ocupa provisoriamente a décima posição – o Palmeiras, que joga nesta segunda-feira, pode superar o time de Campinas -, só volta a campo no domingo, novamente em casa, contra o Bragantino.

Ficha técnica:

Ponte Preta 0 x 2 São Paulo

Ponte Preta – Eduardo Martini; Marcos Rocha, Diego (André Rocha), Léo Oliveira e Vicente; Guilherme, Galiardo, Tinga e Fabiano Gadelha (Daniel Costa); Otacílio Neto (Reis) e Finazzi. Técnico: Sérgio Guedes.

São Paulo – Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Xandão e Júnior César; Jean, Richarlyson, Hernanes (Rodrigo Souto) e Marcelinho Paraíba (Léo Lima); Dagoberto (Marlos) e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.

Gols – Washington, aos 15 e aos 41 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos – Otacílio Neto (Ponte Preta); Jean, Alex Silva e Xandão (São Paulo).

Árbitro – Edson Reis Pavani Junior.

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).