Pouco depois de ver Serena Williams arrasar a canadense Eugenie Bouchard por duplo 6/1 nesta quinta-feira, em Cingapura, a romena Simona Halep foi oficialmente confirmada como primeira classificada às semifinais do Masters da WTA, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada.

Mesmo sem entrar em quadra nesta quinta, a atual quarta colocada do ranking mundial assegurou seu avanço por antecipação pelo fato de que Serena, que já fechou participação nesta primeira fase, não tem mais como alcançá-la na classificação do Grupo Vermelho da competição, enquanto Bouchard foi eliminada após sofrer sua terceira derrota seguida.

Mesmo tendo vencido de forma arrasadora nesta quinta, Serena foi prejudicada pelo fato de ter sido igualmente atropelada na última quarta, quando caiu por 6/0 e 6/2 justamente por Halep, que nesta sexta-feira enfrentará Ana Ivanovic no último jogo do Grupo Vermelho.

Para se garantir no topo da chave, Halep precisa ganhar apenas um set diante da sérvia, que tem de vencer a romena para reunir chances de se classificar e eliminar Serena nos critérios de desempate. O fato de a norte-americana ter cedido dois games à Bouchard nesta quinta acabou pesando também para o avanço antecipado de Halep às semifinais.

Já o Grupo Branco do Masters da WTA contará com seus dois últimos jogos nesta sexta-feira. Com duas vitórias em dois jogos, a dinamarquesa Caroline Wozniacki lidera a chave e fechará a primeira fase contra a checa Petra Kvitova, que acumula um triunfo e uma derrota. Com este mesmo retrospecto, a polonesa Agnieszka Radwanska enfrentará a russa Maria Sharapova, que amargou duas derrotas em duas partidas e corre sério risco de ser eliminada.