Apresentado hoje como novo reforço do São Paulo, o zagueiro Lúcio, 34, disse que voltou ao Brasil após 12 anos na Europa com o desejo de retornar à seleção brasileira. Para ele, a volta do técnico Luis Felipe Scolari ao comando da equipe pode ajudá-lo a disputar a Copa-2014.

“Não posso dizer que não penso, que não sonho em voltar à seleção brasileira. Esse é o sonho de qualquer jogador e o meu também”, afirmou o zagueiro, que assinou com São Paulo por duas temporadas.

“Claro que com a nova comissão técnica eu posso dizer que sei o que eles pensam e o que eu penso. Agora, é preciso mostrar condições dentro de campo para retornar à seleção. E eu vou respeitar qualquer que seja a decisão”, completou o jogador, pentacampeão mundial em 2002 com Felipão.

Capitão da seleção por cinco anos, Lúcio fez 105 jogos e marcou quatro gols pela equipe nacional.

A chegada de Lúcio ao Morumbi foi uma alternativa de luxo à tentativa frustrada de repatriar o uruguaio Diego Lugano, que deixou o clube em 2006. Os altos custos da transação com Paris Saint-Germain inviabilizaram o negócio.

“A situação financeira do Lugano no PSG tornou impossível repatriá-lo. Desde junho, estamos em contato com o Lúcio, que vai trazer a liderança e a raça do Lugano, como o “xerife’ que vocês [jornalistas] gostam de dizer”, explicou o diretor de futebol Adalberto Baptista.

Em junho, Lúcio havia deixado a Inter de Milão, clube onde conquistou a Copa dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes em 2010 e foi para a Juventus. Em cinco meses no clube de Turim, porém, ele fez apenas quatro jogos.

Incomodado por não ser aproveitado, ele acertou a rescisão contratual com os italianos anteontem. No dia seguinte fechou com o São Paulo. “Na Juventus eles insistiram muito para eu ir mas, infelizmente, não fui aproveitado da forma que esperava”, contou o zagueiro.

“Fico muito feliz de poder estar retornando ao Brasil. Desde a minha saída da Inter de Milão, o São Paulo tinha interesse grande. Isso me deixou muito feliz. É uma satisfação enorme e um orgulho muito grande poder jogar num clube com uma história e um presente vencedor”, afirmou.

Desde que deixou o Internacional, em 2000, Lúcio defendeu Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter de Milão e Juventus. Em 12 anos no futebol europeu, conquistou 15 títulos. Para ele, a readaptação ao futebol brasileiro não será difícil.

“É mais difícil se adaptar lá na Europa do que aqui no Brasil. Claro que vão ter algumas dificuldades, mas nada que impeça a gente de fazer um bom trabalho”, disse o zagueiro.

Copa Suruga

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou hoje que o São Paulo vai enfrentar o Kashima Antlers, do Japão, em partida válida pelo título da Copa Suruga.

Esta será a sexta edição do jogo patrocinado pelo Suruga Bank, competição oficial da Conmebol entre o campeão da Copa Sul-Americana e o representante japonês.

A decisão ocorrerá no Estádio Kashima Soccer, na cidade de Ibaraki, no Japão, em 7 de agosto de 2013. O Kashima Antlers é o atual campeão da Copa Suruga Bank. Em 2009, o Internacional conquistou o torneio.