O Zenit, de São Petersburgo, venceu o Bayern de Munique por 4 a 0 e se classificou para a final da Copa da Uefa. Os russos eliminaram mais um vez uma equipe alemã, depois de passar pelo Bayer Leverkusen nas quartas-de-final, e consolidaram a condição de zebra do torneio.

Na partida desta quinta-feira (1), diante dos favoritos ao título, o Zenit precisava vencer após empate sem gols na casa do rival. E o time abriu o marcador logo aos 4 minutos de jogo, em uma cobrança de falta do atacante Pavel Pogrebnyak. Konstantin Zyrianov ampliou ainda no primeiro tempo, aos 39 minutos.

Na segunda etapa, o time dirigido pelo experiente holandês Dick Advocaat selou a vitória com mais dois gols, de Viktor Fayzulin, aos 9 minitos e novamente Pogrebnyak, aos 28, após cruzamento do argentino Alejandro Domínguez.

Para a final do campeonato, marcada para o dia 14 de maio, em Manchester, o Zenit terá o desfalque do artilheiro da competição Pavel Pogrebnyak. O atacante russo recebeu cartão amarelo em uma divida com o zagueiro Lúcio e está suspenso. Os russos esperam a partida entre Fiorentina e Rangers para conhecer seu adversário na final.