Foto: Divulgação

Sexteto de saxofones, A pleno pulmões, na Casa João Turin.

Um sexteto de saxofones. Essa formação musical espetacular que ganhou o nome de A pleno pulmões é a próxima atração do programa ?Música nos Museus??, que acontece amanhã, às 18h30, na Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38). O grupo propõe um repertório variado, que aborda desde obras clássicas, passando pelo jazz até a música brasileira com toda a sua riqueza e variedade de ritmos.

No programa, serão apresentadas temas como O Guarani (Carlos Gomes), Allerseelen (Richard Strauss), Summertime (Gershwin) e Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá), entre outros.

Tendo em comum a paixão pela música de câmara e sobretudo pela diversidade de sons, timbres e coloridos que juntos os saxofones são capazes de produzir, seis saxofonistas de diferentes cidades brasileiras fixados em Curitiba, e alunos da classe do professor Rodrigo Capistrano se reuniram e estabeleceram como principais objetivos desse trabalho a pesquisa, o desenvolvimento, o intercâmbio, e a difusão do vasto repertório existente para essa singular formação que é o grupo de saxofones (fórmula consagrada por nomes como: Quatuor Marcel Mule, Quatuor Deffayet, Ensemble de Saxophones de Lyon e Raschèr Saxophone Quartet, entre outros, e que vem se estabelecendo como uma das mais importantes expressões da moderna música de câmara).

Em 2002 A Pleno Pulmões conquistou o Primeiro Prêmio (com unanimidade do júri) no Concurso Bianca Bianchi, III Festival de Música de Câmara de Curitiba. O grupo é atualmente composto por: Rodrigo Capistrano (saxofones soprano e alto), William Pscheidt e William Rodrigues (saxofones altos), Éverton Luís Backes e Sérgio Freire (saxofones tenores) e Ânderson Silva (saxofone barítono).

Serviço

Grupo A Pleno Pulmões. Única apresentação nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, às 18h30, na Casa João Turin (R.Mateus Leme, 38). Entrada franca.