Em exibição especial após o programa A praça é nossa, o SBT transmite hoje à noite A República em Laguna, somente para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O filme reconstitui a tomada de Laguna (SC), em 1839, quando Giuseppe Garibaldi se junta ao exército dos Farrapos e invade a cidade, proclamando a República Juliana, irmã gêmea da República Rio-grandense. Há seis anos a cidade de Laguna arma um grandioso teatro a céu aberto para relembrar seus antepassados. No entanto, essa é a primeira vez que tudo foi gravado para a televisão. Com a participação de Rodrigo Faro como Garibaldi e a catarinense Rafaela de Carvalho como Anita, o teleteatro conta com mais de quatrocentos figurantes, 75 cavalos e batalhas em alto-mar.

Segundo os organizadores, o espetáculo já foi visto por trinta mil pessoas, desde a estréia. Para produzir o filme, patrocinado pela Tim, foi montada uma grande estrutura no Centro Histórico de Laguna, incluindo dezenas de câmeras. Além das filmagens a céu aberto, parte do filme foi rodado em estúdio.

A história também aborda o romance entre Anita e Giuseppe Garibaldi, que em 1841 abandona a Província e a revolução, indo embora com sua Anita (a catarinense Ana de Jesus Ribeiro).

A causa da Guerra dos Farrapos é atribuída à crise político-econômica e ao pagamento de dívidas ao governo central na província. O termo ?farrapo" foi uma menção à falta de uniforme e equipamentos militares do exército maltrapilho, formado por soldados, peões e negros. Deflagrada em 1835, a revolução só terminou em 1845, quando Caxias, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, anunciou o fim da guerra.

A história conta 118 confrontos entre os farrapos e os imperialistas, com 59 vitórias para cada exército. Em 1881, o governo imperial divulgou que durante a Revolução Farroupilha foram mortos 3.400 homens, mais de 2 mil pertenciam aos farrapos. Alguns historiadores citam o evento como uma guerrilha, já que o exército rebelde não estava organizado nos moldes militares.

Em 1947 nasceu a Semana Farroupilha, junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. No ano seguinte foram criados os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Já oficializada, a Semana Farroupilha no Rio Grande é comemorada entre 14 e 20 de setembro, em memória do herói Farroupilha.

Giuseppe Garibaldi

O italiano conheceu Bento Gonçalves da Silva, comandante da Revolução Farroupilha em 1837. Junto atacaram as embarcações do Império. Cerca de cinqüenta outros italianos, seus companheiros e como ele, refugiados políticos, também participaram da Guerra dos Farrapos. O casamento com Anita foi realizado no Uruguai. Garibaldi morreu em 1882, aos 75 anos.