Pedro Paulo Figueiredo
tv31.jpg

Ana Hickmann: ?É a minha primeira vez… Dá aquele ?friozinho??.

Ela sempre marcou presença nas mais concorridas passarelas internacionais da moda. Agora, porém, a modelo e atual apresentadora Ana Hickmann, da Record, vai desembarcar na "passarela" do samba do Rio de Janeiro. A top estará à frente da cobertura de Carnaval da emissora nos desfiles das escolas cariocas. Principal "estrela" da Record, Ana vai marcar presença no camarote de uma cervejaria e, de lá, transmitir flashes durante a programação noturna de domingo e segunda-feira.

"Vamos mostrar o que acontece no camarote e como é o ?clima? lá dentro", adianta. Animada com a nova "empreitada", Ana lembra que essa vai ser a segunda vez no Carnaval carioca, já que ano passado ela desfilou como destaque na escola de samba Grande Rio. "Mas, agora, é a trabalho e a responsabilidade é muito maior", destaca.

A top, que começa sua participação na cobertura de Carnaval dentro do jornalístico Domingo Espetacular, garante que vai dar prioridade às entrevistas curtas. Além disso, os flashes, que vão ao ar durante a programação da emissora, também pretendem transmitir a animação do camarote. "Como não podemos apresentar o desfile, queremos exibir um outro lado da festa para o público", assegura. Ana ainda acrescenta que o foco principal das inserções na programação vão ser as conversas descontraídas com as personalidades que passarem pelo camarote. A apresentadora ressalta, porém, que não vai voltar suas "baterias" para uma cobertura sobre a vida pessoal dos foliões famosos. Pelo contrário. A intenção é fazer com que os telespectadores possam ver a animação do camarote. "Vamos conversar com as figuras ilustres que passarem por lá, mas sem fofocas", ressalva.

Ansiedade

Apesar da empolgação com o novo "cargo", Ana não esconde a ansiedade. Pelo contrário. Ela confessa que ainda se sente um pouco nervosa com a responsabilidade de entrar ao vivo na programação. "É a minha primeira vez fazendo Carnaval. É claro que dá aquele ?friozinho? na barriga", entrega, sem medo.

Ana ressalta, porém, que fazer a cobertura da festa carioca vai servir para poder entrar em contato com uma outra realidade do universo televisivo. Mesmo fazendo "aparições" ao vivo no Tudo a Ver e no próprio Domingo Espetacular, a top esclarece que estar no estúdio dá mais segurança. "É menos estressante, com certeza. Mas acredito que a minha participação na cobertura vai me proporcionar um aprendizado diferente sobre a televisão", comenta.

Consultora

Atualmente participando do Tudo a Ver e também do Domingo Espetacular, Ana faz um balanço positivo de sua presença nos dois programas. No primeiro, ela faz comentários sobre o mundo da moda, abordando seus vários aspectos, sejam os investimentos no setor, sejam as atuais tendências. "O público brasileiro se interessa bastante pelo assunto e é preocupado com a aparência", pensa. Ana acredita que foi por isso que sua participação nas sextas-feiras sofreu mudanças.

Agora, a top dá dicas e tira dúvidas dos telespectadores. "Virei consultora de moda, o que é bem bacana", enfatiza. Já no Domingo Espetacular, Ana também faz o que o público "manda".

Semanalmente, os telespectadores escolhem a profissão que a modelo vai "viver" por um dia no quadro 24 Horas com Ana Hickmann. "Passei a conhecer um mundo que não conhecia e posso mostrar o dia-a-dia das diversas profissões", diz. Ana acrescenta que as participações nos dois programas também servem para ambicionar outros projetos na Record.

Ana entrega que já está tudo praticamente "engatilhado" para que ela possa alçar novos vôos dentro da emissora. Ainda no primeiro semestre de 2005, a modelo vai ganhar um programa próprio.

Ana esclarece, contudo, que estão sendo avaliados os prós e contras da nova atração, mas não tem a menor pressa para tornar realidade o projeto. "Temos várias idéias, mas o formato ainda não está fechado", adianta, fazendo mistério.