O guitarrista da banda Sepultura, Andreas Kisser, estará em Cascavel nesta segunda-feira (31), quando ministra um workshow juntamente com Marcelo Moreira, baterista da banda Burning in Hell, às 19h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer. O evento é uma promoção do Colégio Ideal, com o apoio da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura. Os ingressos custam R$ 15. Após o workshop haverá jam sessions com músicos locais e sessão de fotos e autógrafos.

Andreas Kisser é um dos melhores guitarristas brasileiros pela sua maneira de aproveitar bem os aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos da guitarra, tudo com muito peso e bom gosto. Nascido no dia 24 de agosto de 1968, em São Bernardo do Campo (S.P.), Andreas poderia ter sido mais um a incorporar a lista de simples guitarristas com pouco, ou nenhum, reconhecimento no cenário da música pesada.

Porém, esse descendente de alemães, não apenas se tornou um renomado guitarrista no circuito do ABC (nas bandas Esfinge e Pestilence), como se transformou num dos melhores guitarristas do mundo. Andreas começou a tocar quando tinha treze anos. Ele começou tocando MPB para pegar os acordes básicos no violão. Depois de trabalhar a parte de ritmos, Andreas mostrou-se interessado em aprender a solar como os seus heróis, como Randy Rhoads e Steve Howe. Ele começou tirando todas as músicas de ouvido.

Depois de passar pelas bandas Esfinge e Pestilence (onde chegou a cantar), algo de muito importante estava para acontecer. A grande mudança ocorreu quando ele, mais alguns amigos, decidiram ir para Belo Horizonte (MG) no final do ano de 1986. Nesta viagem, ele foi acompanhado de dois amigos que conheciam uma promissora banda de B.H., o Sepultura. Logo, Andreas foi apresentado à banda. Acabou se hospedando na casa deles. Andreas entrou para a banda em abril de 1987. Empunhando uma de suas guitarras Fender ou a Charvel,  Kisser também toca projeto solo entre um e outro show da banda. Trata-se do Brasil Rock Stars, que começou em abril de 2002 e consiste em dividir o palco com diferentes convidados a cada edição.

Burning In Hell

Marcelo Moreira é baterista da Burning in Hell, uma das bandas mais conceituadas do Rio Grande do Sul. A banda surgiu em março de 1995 em Caxias do Sul (RS). A proposta da banda sempre foi fazer um som rápido, pesado e melódico mesclando o power metal e o heavy metal tradicional.

Suas principais influências são: Helloween, Gamma Ray, Iron Maiden, Blind Guardian, Stratovarius entre outras bandas do estilo. A formação estabilizou-se em 96 com Emanuel Pieruccini (guitarra), Leandro Moreira (guitarra e vocal), Marcelo Moreira (bateria) e Alessandro Moreira (baixo) e com esta formação gravaram a primeira demo tape "Under My Dominate", a qual teve uma excelente aceitação no Brasil e exterior. Sendo eleita uma das melhores demos de 1996 e banda promessa para 1997 pelo redator Ricardo Franzin da Revista Rock Brigade (edições 124 e 126).

Após inúmeros shows no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a banda sofreu algumas mudanças na formação, com a saída de Alessandro e a entrada de Rodrigo Couto nos vocais, que chegou a fazer alguns shows com a banda, mas sua permanência durou pouco tempo. Em meados de 1998, Tiago Gregoletto assume o posto de baixista.

Após quase dois anos da gravação da primeira demo tape, a banda já havia sofrido um grande amadurecimento musical e resolvem gravar uma nova demo. As composições novas estavam mais melódicas do que as antigas e continuavam pesadas e velozes. A demo foi gravada entre dezembro de 98 e maio de 99 e recebeu o nome de "World of Illusion". Durante as gravações da demo, Tiago deixa a banda para se dedicar à faculdade. E na madrugada de 18 de março de 1999, aconteceu uma tragédia que abalou muito a banda, Emanuel inexplicavelmente suicidou-se.

Esta tragédia fez com que os irmãos Marcelo e Leandro pensassem muito sobre o futuro da banda, mas não poderiam deixar este sonho morrer e decidiram seguir com a banda, pois ambos amam muito o que fazem, e não deixariam de lutar pelo heavy metal. Após algumas semanas da tragédia, a banda fez novas mudanças na formação. Dois novos guitarristas, Roberto Alquati e Geraldo Alquati Aita, entram na banda, Leandro assume os vocais, Marcelo Moreira continua na bateria e Gabriel Dória assume o baixo.

Serviço
Evento: Workshop com Andreas Kisser e Marcelo Moreira
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer
Data: 31 de julho
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 15,00
Informações: 9965-9754 (com Serginho)