Principal difusor da música indiana em Curitiba, Angelo Esmanhotto é a atração do projeto Solo Música, nesta terça-feira (4), às 20h30min, no Teatro da Caixa. Ele apresentará ragas indianos ao sarod, instrumento aprendido por ele na década de 80, quando foi aluno de Ken Zuckerman no Ali Akbar College, em Basel, Suíça.

Talvez o único músico a tocar Sarod profissionalmente na América do Sul, Angelo faz em seu trabalho uma fusão entre a música indiana e a música folclórica brasileira, abordando as cirandas infantis.

“Um concerto de musica clássica indiana pode ser traduzido também como uma performance. O músico improvisa 90% do que é tocado. Em meu trabalho, além de tocar ragas indianos, escolho temas de cantigas de roda como “fundo” para a improvisação. Desta forma o público que não conhece o significado de um determinado raga, pode muito bem se identificar com o significado de uma cantiga de roda. E sentir o mesmo prazer que um indiano tem ao ouvir um raga” diz Esmanhotto.

“Este recital traduz a diversidade proposta na Série Solo Música. Embora na moda hoje por conta da novela, as possibilidades de se ouvir música indiana ao vivo ainda são poucas, ainda mais a música clássica instrumental, que de certa forma caminha contra a corrente da grande mídia, pois faz apelo mais ao ouvir do que ao dançar e é fortemente espiritualizada”, diz o produtor Álvaro Collaço.

O convite ao curitibano Esmanhotto participar da Série foi absolutamente natural. “Angelo é um artista que tem na diversidade e no olhar para o oriente uma marca do seu trabalho, tendo atuado de forma efetiva para que o público de Curitiba ampliasse sua visão musical, através dos programas de rádio que produziu sobre música indiana, étnica e medieval”.

Esmanhotto, além de músico, é professor e por dois anos produziu e apresentou semanalmente os programas de rádio “Musica Medieval” e “Música Pura” (música étnica mundial) na Rádio Educativa do Paraná, além do programa de rádio “Anahata” , voltado para a música clássica Indiana e levado ao ar por três anos nas rádios Educativa do Paraná e Lúmen.

Serviço:
Dia 4 – terça-feira, às 20h30
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Teatro da CAIXA
Rua Conselheiro Laurindo, 280,
Informações pelo fone 2118-5111.