Angelo Esmanhotto
canta cantigas como
Capelinha de Melão
e Nesta rua.

O músico curitibano Angelo Esmanhotto lança o CD Nonada, em concerto amanhã, às 20h, no Teatro da Caixa. O CD é o resultado do Projeto Nonada, que teve dez concertos apresentados no mesmo local, entre março e abril deste ano.

As apresentações serviram para o desenvolvimento da obra que foi gravada em disco e que será apresentada na próxima segunda.

Conhecidas como as tradicionais cantigas de roda, as obras musicais selecionadas para o disco são Capelinha de Melão e Nesta rua. Elas foram inspiradas no cancioneiro popular, arranjadas e interpretadas por Angelo Esmanhotto dentro da estrutura da música clássica da Índia, com a utilização de instrumentos musicais indianos.

A apresentação destes ?ensaios? foi a forma encontrada pelo músico para apresentar seu trabalho ao público e ao mesmo tempo arrecadar recursos para gravar o CD. O público que foi às apresentações e colaborou com a pré-compra do CD receberá o disco na segunda, após o concerto.

O nome Nonada é uma referência ao início do romance Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. A expressão representa a infinitude de todo este mundo. Na Índia a palavra ?nada? tem um significado parecido. O ?nada? representa a energia contida num espaço infinito capaz de produzir som e este, por sua vez, pode reproduzir a matéria.

A música clássica da Índia estão envolta em um misticismo que seu real valor como criação artística acaba ficando sempre em segundo plano. A arte musical clássica indiana é desenvolvida e apresentada como qualquer outra forma de criação artístico-musical.

Angelo Esmanhotto é compositor, intérprete e professor. Formando em Musicoterapia pela FAP, estudou Teoria da Música Clássica da Índia, Música Medieval e Música Balinesa em Basel (Suíça), sarod no Ali Akbar College of Music, alaúde renascentista com Alicia Lazaro, na Espanha e Rolf Lislevand, na Suíça. Trabalha como compositor de trilhas sonoras para cinema, vídeos institucionais, CD-Roms, balé e teatro. Mantém cursos regulares sobre história, teoria e prática instrumental (melódica e rítmica) de Música Clássica Indiana. Apresenta o programa Anahata, de música indiana, que vai ao ar às terças, pela Rádio Lúmen.

Serviço:

Lançamento do CD Nonada e de música clássica indiana, amanhã às 20h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Curitiba, 3321-1999).

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, clientes da Caixa e terceira idade)

Observação: 1 quilo de alimento para quem já adquiriu o CD.