A Aliança Francesa de Curitiba está preparando sua agenda cultural para 2009, o Ano da França no Brasil. Através de uma série de eventos e atrações, a instituição pretende mostrar ao público brasileiro um pouco da França contemporânea, dotada de grande pluralidade e muita riqueza cultural urbana.

A implementação do ano, acordada e anunciada pelos presidentes dos dois países em 2006, é resultado da cooperação entre agentes governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países.

De 21 de abril a 15 de novembro do próximo ano, toda a população brasileira terá a oportunidade de presenciar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. Na capital paranaense, a Aliança Francesa estará desenvolvendo várias atividades.

Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), deve ser concebido o projeto “Nouveau Theatre”, que prevê a realização de tradução coletiva de peças de teatro francesas e, posteriormente, promoção de ciclos de leituras das mesmas.

“Muito do teatro francês não é conhecido no Brasil em função justamente da ausência de traduções. Inicialmente, vamos traduzir textos de Nathalie Sarraute e Vinaver e esperamos que os mesmos possam vir a despertar o interesse de atores e diretores”, diz a diretora da Aliança da capital, Laure Gyselinck.

No início do inverno, deve ser lançada a edição de um livros sobre a presença e influência dos franceses no Paraná. “O livro é um projeto muito interessante e que está ligado à identidade do Estado do Paraná. Há muita influência francesa no Brasil”, comenta o delegado-geral da Aliança Francesa de Paris no Brasil, Yann Lorvo.

No mês de outubro, deve ser promovida a semana do paladar, onde pratos da gastronomia francesa serão disponibilizados em universidades da cidade. Ainda sem data prevista para acontecer, também está prevista a realização de uma exposição denominada O pedestre de Paris, no Jardim Botânico.

A mesma irá proporcionar aos visitantes um verdadeiro passeio pela capital da França. Além disso, também serão realizadas diversas apresentações de música clássica, inclusive de jovens talentos.

Atualmente, a delegação da Aliança Francesa de Paris no Brasil coordena 39 unidades e nove centros correspondentes no País. No total, são cerca de 35 mil estudantes.