tangram.jpgO conhecido quebra-cabeça Tan Gran, que utiliza formas geométricas para construir as mais diversas figuras, é tema do livro "Tan Gran e Xai Xia em uma Viagem no Tempo", escrito pelo educador gaúcho Jorge Luiz Hoffmann. A obra tem lançamento em manhã de autógrafos, neste domingo (04), a partir das 11h, na Livraria Dario Vellozo, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba.

Dedicado às crianças de todas as idades, e também àquelas que "vivem adormecidas na maioria dos adultos", o livro é fruto de 12 anos de pesquisas pedagógicas realizadas pelo autor. Originário da China, o Tan Gran é um jogo que surpreende pela versatilidade e magia. "Inventei uma lenda para transmitir os conhecimentos que adquiri ao brincar com o Tan Gran", conta Jorge Luiz. Na história, o menino Xai Xia desvenda os segredos desse jogo que permite copiar as imagens da vida.

O autor, que desde 1990 reside em Joinville (SC), aproveita a característica do Tan Gran em nivelar as diferenças de idade para transformá-lo em ferramenta de ensino. "Em tempos de falta de tempo para brincar, cabe lembrar que o princípio básico do ato de educar é compartilhar o tempo, desenvolvendo comunicação e amizade", ressalta Jorge Luiz. O livro, que ensina como brincar com o Tan Gran por meio de uma fábula, também traz o molde das sete peças necessárias para montar o quebra-cabeça, além de um relato das experiências desenvolvidas pelo educador, em escolas e feiras de artesanato.

As sete peças do Tan Gran, que quando juntas formam um quadrado, são capazes de reproduzir qualquer figura. Ao brincar com o Tan Gran, paralelamente à diversão, a pessoa desenvolve o raciocínio matemático. O livro é parte de um projeto abrangente de Jorge Luiz, que criou jogos eco-pedagógicos para estimular as relações lógico-matemáticas. Denominado Thing, o projeto também se apropria de jogos tradicionais como o Tan Gran para trabalhar as questões espaciais, dando suporte aos educadores na prática do ensino.

Serviço
Livraria Dario Vellozo (Rua São Francisco, 325 ? Setor Histórico)
Lançamento do livro "Tan Gran e Xai Xia em uma Viagem no Tempo", de Jorge Luiz Hoffmann
Dia 04.09.05 (domingo), a partir das 11h
Entrada franca