O concerto do próximo domingo (05), sob a regência do maestro Antoni Wit, traz um repertório com grandes nomes da música polonesa: Pequena suíte para orquestra, de Witold Lutoslawski; Concerto N° 2 em Re menor para violino e orquestra, Op. 22, de Henryk Wieniawski, com solo da violinista Aleksandra Kuls; Canções Eternas, Op.10 (Poema Sinfônico para orquestra), de Mieczyslaw Karlowicz; e Krzesany (Poema Sinfônico),  de Wojiech Kilar.

 Antoni Wit,atual diretor musical da Orquestra Filarmônica da Varsóvia, um dos grandes nomes da música internacional, vem ao Paraná pela primeira vez. Nos últimos anos tem regido importantes orquestras por todo o mundo, entre elas a Filarmônica de Berlim, Staatskapelle Dresden, a da Academia de Santa Cecília, da BBC, Filarmônica de Londres e a Tonhalle de Zurique. É reconhecido por suas gravações completas de música polaca – em particular Szymanowski, Kar?owicz e Lutoslawski – assim como Mahler e Strauss.  Diversas vezes homenageado, em 2001 recebeu o prêmio de Cannes Clássica pelo seu álbum de Oliver Messiaen’s Symphony Turangalila.

Solista

A polonesa de 21 anos, Aleksandra Kuls, acumula vários prêmios em seu currículo. Atualmente estuda na Academia de Música de Cracóvia. Já realizou apresentações na Bélgica, Noruega, Alemanha, Áustria e Ucrânia. Durante seis anos foi líder do quarteto de cordas Qualitá, atuando na Polônia e outros países. Aleksandra participa de um dueto com Justyna Danczowska e Cierpik S?awomir.

Nos anos 2008-2010, ela recebeu uma bolsa do Fundo Nacional da Criança e da Fundação Supra Vide. No momento tem uma bolsa de estudo do Ministério da Cultura, do Patrimônio Nacional e da Fundação Pró-Música Bona. Aleksandra Kuls é representada pela Associação Ludwig van Beethoven.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Regência: maestro Antoni Witb

Solista: Alekandra Kuls – violinista

 5 de agosto (domingo), às 10h30

Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro. Curitiba).

Ingressos: R$10. Meia-entrada conforme previsto em lei e 50% de desconto não cumulativo para associados do Cartão Teatro Guaíra.

Informações: (41) 3304 7982