No livro Criando Filhos em Tempos Difíceis – Atitudes e Brincadeiras para um Infância Feliz (Editora Mercuryo, 168 páginas), a pedagoga e psicóloga Elizabeth Monteiro mostra que brincar é muito sério, que assim como os sonhos, as brincadeiras também são a porta de entrada para o inconsciente. Ela mostra que a capacidade de raciocínio e a inteligência, o domínio das formas lógicas do pensamento e da lógica abstrata são processos autônomos não influenciados pela aprendizagem escolar e que a verdadeira aprendizagem infantil começa muito antes da aprendizagem escolar. Através de uma linguagem bastante clara e direta, explica como acontece o processo de crescimento em suas diferentes fases, desde o nascimento, e mostra como é fácil brincar e educar ao mesmo tempo, de maneira divertida para a criança e o adulto.

“Participar mais da infância dos filhos é um ótimo estímulo para a saúde. Quando sugiro participação na infância, não estou falando de assistir televisão juntos ou jogar videogame, nem em sair para tomar um lanche, lavar o carro, ir ao shopping ou ao supermercado. Percebo que muitos pais estão ao lado da criança, mas a quilômetros de distância, presos em seus pensamentos”, observa.

Massagem chinesa

Também voltado ao bem-estar infantil, o livro Massagem Chinesa para Crianças (Nova Era, 182 páginas) preocupa-se com o estado físico e ensina técnicas para aliviar cólicas, dores de ouvido, resfriado e outras doenças comuns. O especialista Kyle Cline, autor do livro, ensina aos pais os conceitos e a metodologia básica da medicina chinesa, descrevendo nove técnicas de massagem, 63 pontos de massagem e 22 planos de massagem completos, elaborados especialmente para os corpos infantis. Os planos de massagem oferecem uma orientação passo a passo que desenvolve as habilidades necessárias para reduzir o desconforto que uma criança doente experimenta.

Os cuidados indicados no livro devem ser usados também como uma forma eficaz de medicina preventiva, para manter a saúde física e mental. Tem informações adicionais sobre o uso das ervas medicinais chinesas.