A Argenta Consultoria em Cafés promove, em Curitiba, curso de formação de baristas ministrado pela Academia de Barismo Isabela Raposeiras, uma das maiores especialistas em café no Brasil. As aulas vão acontecer nos dias 02, 03, 04 e 05 de julho.

O curso será dividido entre teoria e prática. No módulo teórico, Isabela abordará questões relacionadas à denominação, à origem e aos vários tipos de cafés especiais, assim como processamento de grãos, da colheita à torra e ao empacotamento. No segundo, prático, serão estudados diversos métodos de preparação da bebida, além de técnicas de extração de espresso, vaporização do leite, produção de cappuccino, manutenção e limpeza de moinhos e máquina, além de conservação e armazenamento de café. As aulas práticas serão ministradas por Simoni Yamaguti, da Exprèx Caffè.

O curso oferece 20 vagas e será dividido em duas turmas. As aulas serão ministradas no Excelentíssimo Café e Happy Hour (Rua Anita Garibaldi, 848 ? Ahú ? ao lado da Justiça Federal) .

Mais informações pelos telefones (41) 3222-1837 ou (41) 9911-9979, com Ana Argenta, ou pelo site www.argentacafes.com

Sobre a professora

Em 2002, Isabela Raposeiras venceu o primeiro Concurso Nacional de Baristas, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais. Assim, tornou-se a primeira brasileira a participar da etapa mundial do concurso, realizada em Oslo, na Noruega. Depois, aperfeiçoou seus conhecimentos na Itália, na Suíça e na Dinamarca, países reconhecidos por sua excelência em torrefação e em classificação de cafés.  Foi indicada ao  The SCAE 2005 Awards for Coffee Excellence (o "Oscar do Café"), na categoria "Jovem Empreendedor",   em 2005. O prêmio foi concedido pela Associação Européia de Cafés Especiais, por conta da inauguração  em setembro de 2004 do Centro de Barismo, o primeiro para estudos de café do Brasil, localizado em São Paulo.  Isabela também foi a diretora técnica do Campeonato Mundial de Provadores de Café, que reuniu participantes do mundo todo na Grécia, em março de 2006.