Apreciar obras de arte selecionadas pela galeria Solar do Rosário e trabalhos de artistas paranaenses é uma das atrações da Casa Cor Paraná 2006, em Curitiba. A exposição, que traz as principais tendências e lançamentos em arquitetura e decoração contemporâneas, se encerra neste domingo (25 de junho) e teve, nesta décima-terceira edição, o mérito de valorizar também o trabalho de artistas plásticos – dos mais consagrados a nomes em ascensão.

Quem gosta de arte pode passar um bom tempo na Sala do Colecionador, montada pelo arquiteto Ivan Wodzinski, que transformou-se em uma mini-galeria. A Sala abriga peças escolhidas do acervo do Solar do Rosário. Trabalhos de Poty, De Bona, Viaro, Helena Wong, Zimmermann, Mabe, Lange de Morretes, Rones Dumke e Viaro ?convivem? harmoniosamente no ambiente criado por Wodzinski.

A galerista Zilda Fraletti selecionou obras para diversos outros ambientes da Casa Cor Paraná 2006.  Já para o ambiente Estar Social, a arquiteta Karina Kawano e a designer Denise Maruishi escolheram pessoalmente uma grande tela de Marcelo Makoto Silveira e esculturas de Alfi Vivern. Para a Sala da Lareira, o arquiteto Julio Pechman selecionou uma escultura da nova fase de Carlos Eduardo Zimmermann, e diversos trabalhos do fotógrafo Daniel Katz.

Em ascensão

Um nome que surge com força nesta Casa Cor é o jovem artista plástico e designer André Mendes. É dele o Mural na entrada da exposição. Mendes também comparece com duas telas no ambiente Living e Home Theater, e assina o imenso desenho aplicado nos boxes do Banheiro Feminino.

Graduado em programação visual, com especialização em Ilustração na Escuela de Imagen y Diseño, em Barcelona, na Espanha, de onde trouxe técnicas modernas e influências para seu estilo marcante, Mendes tem se dividido em temporadas no Brasil e na Espanha. Foi ele o vencedor do concurso que escolheu o autor do mural que vai ser aplicado na Sanepar do bairro Bigorrilho, que está sendo reformada e ampliada.

André Mendes assina também a arte dos cartazes e convites da Casa Cor PR 2006.