O Solar do Barão recebe hoje às 20h a 2.ª Mostra Curitiba Arte Design, criada para divulgar o trabalho de designers e artistas brasileiros no campo da criação de objetos, protótipos e material gráfico. A mostra será aberta em duas etapas. Hoje serão apresentados 22 trabalhos de Design Gráfico, e no dia 12 de novembro será inaugurada a exposição de Design de Produto e Mobiliário.

O evento foi concebido nos moldes de um salão nacional, com comissão de análise, pré-seleção, seleção e premiação dos melhores trabalhos em três modalidades: design de mobiliário, design gráfico e design de produto. O resultado será divulgado no dia 12. Os vencedores em cada modalidade receberão como prêmio passagens aéreas para Londres, Milão e Nova York. Haverá também prêmios de incentivo, com exposições dos produtos nas lojas filiadas ao Núcleo Paranaense de Decoração.

Segundo a curadora da mostra, a crítica de arte e consultora de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba, Nilza Procopiak, há muitos aspectos que justificam a promoção do evento, entre eles o fato de Curitiba estar se firmando com um dos principais centros de design do País, principalmente pela criação de diversos cursos nas universidades, abrangendo uma quantidade considerável de estudantes em atividade neste meio. Além disso, a cidade abriga também muitos profissionais que criam objetos, protótipos, material de design gráfico para todo o Brasil e para o exterior, sem que seus produtos sejam vistos e reconhecidos na própria cidade.

***

O Solar do Barão fica na Rua Carlos Cavalcanti, 533. Entrada franca.