Mostrar a fusão da arte e do design, associado a uma fomentação para geração de negócios é o objetivo da mostra Isto não é arte isto é design isto não é design isto é arte (Inaidindia), que se inicia hoje no Paço da Liberdade Sesc Paraná, em Curitiba. A mostra, que é inédita no Paraná, é resultado da reunião de artistas, designers, filósofos, empresários e estudantes.

Valério Cimples, Juan Parada, André Azevedo, Fernando Rosenbaum, Guilherme Sant’anna são alguns dos nomes que participam da exposição. As obras ocupam todo o espaço expositivo do Paço, além de contar com intervenções urbanas na Praça Generoso Marques, oficinas e mostra de curta metragens.

A exposição é uma ação paralela oficial da Bienal Brasileira de Design e conta ainda com uma programação de mesas redondas entre os artistas e representantes de diferentes áreas que influenciam o mercado do design e da arte.

De acordo com o curador e um dos idealizadores do Inaidindia, Alberth Murta, a mostra quer debater as experimentações e aproveitar o potencial existente em torno de Curitiba e região metropolitana.

“Queremos discutir os rumos e o futuro dessa experimentação que reúne arte e design. A ideia é colocar em prática para que novas linhas de produção sejam utilizadas pelas empresas desta área existentes em Curitiba e cidades vizinhas”, informa.

O Inaidindia, conforme explica Murta, vai contar com as mais diversas formas desta combinação para a apreciação do público. “Vamos mostrar obras das mais variadas, como aplicação de cerâmica para a criação de uma peça, materiais que utilizam linguagens lúdicas, para criar interação com as crianças, trabalhos de ilustração que viram objetos para o dia-a-dia, como luminárias, entre tantos outros. O visitante irá encontrar o resultado do trabalho destes designers. Haverá também peças criadas por estudantes de design e acredito que isso servirá para eles como uma espécie de rito de passagem”, revela.

Além da exposição, o curador conta também que haverão debates e oficinas voltadas aos interessados em design. “Teremos, dentre outras atividades, apresentação de processos de construção de um trabalho em cerâmica, diante de toda sua diversidade de possibilidades, a partir de experiência prática do artista plástico e designer. Outra oficina das técnicas e dos processos necessários para a manipulação de papel e do plástico para confecção de câmaras capazes de modelar a atmosfera, entre outras atividades. Os debates vão tratar de temas como o mercado, gestão em design, etc. Enfim, vai ser uma mostra bem ampla”, afirma.

Murta diz ainda que a intenção é de transformar o Inaidindia em um evento anual. “Pelas características deste evento, acredito que seria muito importante mante-lo para edições futuras, pois é uma boa maneira para fomentar e fortalecer o design no Paraná”, encerra.

Serviço

Exposição Isto não é arte isto é design isto não é design isto é arte (Inaidindia). A partir de hoje até 31 de outubro, no Paço da Liberdade Sesc Paraná (Praça Generoso Marques, Centro, Curitiba). De terça a sexta das 10h às 21h. Aos sábados das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Informações: (41) 3234-4200. Todos os eventos tem entrada franca.