Textos de renomados escritores e compositores paranaenses estão reunidos em pratos de vidros esculpidos pela artista plástica Maria Helena Saparolli. O trabalho faz parte da exposição ?Poemas em pratos limpos? que será aberta nesta terça-feira (16), no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, e ficará em cartaz até o dia 30 deste mês.

Alice Ruiz, Etel Frota, Helena Kolody, Lydio Roberto, Zeca Corrêa Leite, Chloris Justen, José Oliva, Reinaldo Godinho, Rosy Greca e Mara Fontoura são alguns dos poetas homenageados. ?A mostra traz os poemas de maneira totalmente inovadora. A idéia nasceu porque sempre gostei de escrever trechos de poemas e músicas que sempre que ficavam na memória em guardanapos ou pedaços de papel. Daí para um novo suporte, a cerâmica e o vidro, foi um pulo, pois são materiais com os quais já trabalhava anteriormente?, explica Maria Helena.

A fusão do vidro com as cores somadas aos versos, confere a cada objeto características únicas expressas por marcas, detalhes impressos pelas mãos da artista e beleza da queima da peça depois de levada ao forno.

Profissional 

Maria Helena Saparolli, que é formada pela Faculdade de Artes do Paraná, é orientadora de cerâmica e vidro no ateliê de escultura da Fundação Cultural de Curitiba. Desenvolve suas obras em ateliê próprio criado em 1989. Seus trabalhos foram apresentados em diversas exposições pelo País. Tem participação em mais de 20 mostras no Paraná e tem suas obras expostas em espaços públicos.

Serviço:
Exposição ?Poemas em pratos limpos?
Data: 16 a 30 de maio
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133