O artista plástico Orlando da Silva autografa hoje, a partir das 19h, o livro Orlando DaSilva, na Caixa Cultural.

Vindo cedo para o Brasil, país do qual se tornou cidadão, Orlando é provavelmente o maior mestre vivo da gravura no Brasil. Professor e pesquisador na categoria didática e técnica na arte de gravar, foi curador de algumas das mais importantes exposições de gravura realizadas em Curitiba e também mentor da Casa da Gravura no Solar do Barão.

Editado e impresso em Curitiba, o livro é bilíngüe (português e inglês) e recebeu o incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A publicação tem texto crítico de Fernando Bini, que entre vários encontros conseguiu, através de um texto brilhante e de agradável leitura mostrar a importância e resumir uma vida artística riquíssima e duradoura que é a de Orlando da Silva. O texto de apresentação é de Noris Bargueño.

A publicação reproduz 150 obras em diversas técnicas de gravura e faz uma retrospectiva da carreira do artista com obras a partir da década de 1940, com as temáticas que regem a sua vida, como a beleza das mulheres, representada pelo corpo feminino, e a sua paixão pelas águas, que o fez optar pelo termo português “aguarela”.

“Neste livro, Orlando nos mostra a ânsia pelo novo, e que este não nasce somente da inspiração, do dom da criação artística”, diz Noris idealizadora do projeto.

Orlando Joaquim Correia da Silva nasceu na cidade do Porto, Portugal, em 1923. Em 1932, aos 9 anos, imigra juntamente com a sua mãe para o Brasil, mais especificamente para o Rio de Janeiro, vindo ao encontro de seu pai que aqui estava.

É em 1942 que se inicia em atividades artísticas, estudando desenho com Armando Pacheco em seu atelier particular e gravura com Carlos Oswald, no Liceu de Artes e Ofícios no Rio de Janeiro.

Possui várias obras em coleções particulares e instituições, livros e textos importantes publicados, participações em Salões e Bienal de São Paulo, além de diversas exposições coletivas e individuais no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Portugal (Porto), Cuba (Havana).

Atualmente reside no Rio de Janeiro e mantém seu atelier em Curitiba. A exposição com obras da carreira do artista ficará aberta ao público de 13 a 29 de novembro, na galeria Noris espaço de arte, em Curitiba.

Serviço

Lançamento do livro Orlando DaSilva – o artista plástico autografa o livro que documenta a trajetória de sua obra e de uma carreira que já completou 60 anos. Hoje, a partir das 19h, na Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280). A exposição com obras da carreira do artista ficará aberta ao público de 13 a 29 de novembro, na galeria Noris espaço de arte (Al. Princesa Isabel, 899), de segunda a sábado.