Atividades culturais na Biblioteca Pública do Paraná vão marcar o Dia Nacional da Poesia, comemorado nesta segunda-feira (14). A partir das 17h será aberta a tribuna livre, para relembrar poemas e homenagear a poeta paranaense Helena Kolody, falecida há um ano. No espaço reservado no hall térreo, quem quiser declamar poesias poderá aproveitar a oportunidade.

Logo depois, às 18h, José Marins e Sérgio Francisco Pichorim fazem o lançamento do livro de renga "Pinha Pinhão" e "Pinhão Pinheiro". Renga (poema encantado) é um novo tipo de poesia. Segundo os autores, estes são os primeiros rengas publicados em língua portuguesa no Paraná. "É um tipo de diálogo, uma espécie de divertimento".

O renga pode ser de 36 estrofes ou 100, com vários autores. "Em nosso caso, trocamos mensagens pela internet uma vez por semana, perfazendo o período de um ano. Casualmente, deram 60 estrofes, mas poderiam ser 52, o número de semanas do ano. Ao envio de um haiku (terceto) obtinha-se como resposta o envio de um dístico (dois versos) e vice-versa", explicam.

Poemas autônomos

Esse tipo de poesia surgiu no Japão, no século XIII. José Marins diz que "ao compor uma estrofe na seqüência, o ideal é esquecer todas as outras, exceto a imediatamente anterior. A idéia é formar poemas autônomos de cinco versos. É ir transitando de um poema de cinco versos a outro, ao longo do renga, numa espécie de espelho do suceder dos fatos da vida ou do encadeamento das estações do ano". Para facilitar o entendimento, os autores acrescentaram um glossário ao final, com finalidade didática.

Marins é poeta, editor, contador de histórias e palestrante. Tem livros publicados e participa de grupo de mais de l30 estudiosos de haicai pela internet. Sérgio Pichorim é engenheiro e professor. Participa do grupo de discussão de haicai brasileiro e tem trabalhos publicados em jornais. Entrevistas podem ser marcadas com José Marins pelo telefone 338.7559.

Serviço:
Trubuna Livre: "Helena Kolody vive"
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Data: 14 de março
Horário: 17h

Lançamento de livro: "Pinha pinhão" e "Pinhão pinheiro"
Autores: José Marins e Sérgio Francisco Pichorim
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Data: 14 de março
Horário: 18h