Se você e sua família vão ficar em Curitiba neste feriado de 12 de outubro, quando são comemorados o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o Dia das Crianças, saiba que estão programadas muitas atividades grátis para entreter os pequenos neste dia de folga em Curitiba e também na região metropolitana. Confira algumas opções:

Festa no Barigui

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no Parque Barigui, no dia 12 de outubro, para a festa do Dia das Crianças. No local, haverá nove estações temáticas para entreter a criançada nas mais diversas atividades. As atividades serão realizadas das 10h às 17h.

A estação de bicicletas será um circuito de habilidades em que a criança percorre um circuito de cones pedalando. Já a estação recreativa infantil terá atividades destinadas ao público mais novo, como peças de Lego, brinquedos plásticos e exercícios com pintura.

Também haverá uma estação de brinquedos infláveis. Serão 18 opções espalhadas pelo parque, além de uma estação de jogos, com atividades de tabuleiro e tênis de mesa.

Na programação, ainda está uma estação para atividades recreativas de minifutebol, minivoleibol, minibasquete, entre outros. E, para crianças que adoram colocar a mão na massa, terá oficinas de construção de pipa e cata-vento.

Atividades radicais também estão inclusas, com a presença de um muro de escalada. Também terá muita cultura e arte com a presença do Ônibus Palco, que faz parte do projeto Artes e Patrimônio, que leva ao parque atrações como danças, concertos musicais didáticos, contação de histórias, teatro e circo.

Ônibus da Cultura

No mesmo dia da festa das crianças, o Parque Barigui também recebe, a partir das 11h, o Ônibus da Cultura, projeto que leva cultura gratuita para toda a cidade. O Menestrel abre a programação com sua apresentação sobre a imigração no estado, seguido por TripCirco às 13h. O grupo circense mistura números com palhaços e malabaristas no espetáculo “Lubyet”. Já às 15h, CWBrass leva ao parque sua música instrumental.

Já no sábado (dia 13), o Ônibus da Cultura faz duas paradas. A primeira, pela manhã, é no Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865). Às 10h, tem apresentação do grupo CWBrass e às 11h do TripCirco.

Na tarde, a parada é no Cajuru (R. Riva David Fonseca de Macedo, 500). A primeira atração é o Menestrel às 14h30, seguido pelo grupo Barbacas, com apresentação de palhaços, às 15h20.  Às 16h10, Aline Morena apresenta “A História Musicada do Menino Sinhô Hermeto Pascoal”, um espetáculo que conta a história de Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música brasileira.

Projeto Vale da Música

No dia do feriado e também no sábado e no domingo, o palco flutuante da Ópera de Arame recebe o Vale da Música, que promoverá uma série especial de música para crianças, além de atividades culturais, . Entre as atrações Jazz, MPB e música instrumental da melhor qualidade com temática especial infantil. Os destaques no palco ficam por conta dos shows:

Jazz Baby (sexta e sábado, das 10h às 12h): Santi Beis apresenta o show “Jazz Baby” de piano solo. O repertório trará cantigas infantis, além de músicas folclóricas latino americanas e infantis do cancioneiro popular norte-americano, como jazz, canções antigas com trabalho de improvisação, dialogando com essas tradições.

Contação de histórias e piano (sexta e sábado, das 12h10 às 14h10): o Vale da Música também terá contação de histórias no Palco Flutuante. Adriane Zeni, da Casa do Contador de Histórias, traz para o palco a magia das histórias tradicionais e contos populares.

MPB para Crianças (sexta, sábado e domingo, das 14:20 às 16:20): Apresentado pelo grupo Taque Tique Tá traz uma experiência muito bacana de lúdico com música popular brasileira. Vindos do planeta “Taque”, o quarteto composto por acordeom, piano, baixo e saxofone, percussão, promete divertir pais e filhos em uma tarde bem especial no vale da Música.

Rios, Florestas e Viola (sexta, das 16:30 às 18h): O duo Amilcar Marcel (viola caipira) e Leandro Gaertner (flauta transversal) preparou uma programação especial juntamente com seu repertório de música regional brasileira. Serão releituras especiais de cantigas de roda contemporâneas e de peças do período renascentista do século XVI e XVII.

Quarteto de Cordas do Vale (sábado, das 16:30 às 18h): O quarteto do Vale irá executar músicas e cantigas infantis adaptadas para instrumentos de corda. No repertório a série Cirandinhas de Heitor Villa Lobos como “Zangou-se o cravo com a Rosa” e “tudo passa”. Dentre temas populares “Aquarela” de Toquinho, “Trem Bala” de Ana Vilela e Ciranda da Bailarina” de Chico Buarque.

Oficinas e espetáculos

No Mercado Municipal, a programação especial acontece em dois dias. Na sexta-feira (12) e no sábado (13), a festa acontece das 11h às 14h e se divide entre oficinas, brincadeiras e espetáculos tudo na Praça do Setor de Orgânicos. No primeiro dia, a entrada do setor será tomada por blocos gigantes e coloridos de lego, as crianças vão poder montar e desmontar as peças como a imaginação mandar.

Enquanto isso, no espaço lúdico brincante montado na praça tem oficina Mini Cientista, para as crianças fazerem experiências coloridas em garrafas pet; tem oficina Mini Caker quando irão fazer brigadeiros malucos e às 13h tem show com a dupla de palhaços Doce e Azedo.

No sábado, a programação contempla três oficinas: Geleca Divertida, Meu Primeiro Robô e Meu Kit Imaginação. A inscrição para quaisquer oficinas é gratuita e feita na hora.

Dia de picolé e brincadeiras

As unidades Getúlio (Av. Pres. Getúlio Vargas, 3777) e Tapajós (Rua Tapajós, 30) do bar Choripan também estarão com atividades especiais para o Dia das Crianças. Além das praças já serem um convite para um piquenique em família e uma tarde ao ar livre em frente ao Choripan, no dia 12, quem comprar um sanduíche, ganha um picolé. As casas abrirão em horário especial no feriado, às 14h.

O cardápio é inspirado na culinária argentina tendo como carro-chefe o sanduíche choripan (pão baguete com linguiça artesanal e molhos especiais). Também é sucesso entre a criançada o espetinho de queijo coalho, as empanadas e, como não poderia ser diferente, os churritos: mini churros recheados de doce de leite.

No cardápio do Choripan, também tem bastante brincadeira. Quem quiser pode tentar o equilíbrio nas fitas de slackline, brincar com o frisbee, fazer atividades de colorir e desenhar, ou mesmo trazer os próprios brinquedos. A dica é levar uma toalha ou canga, estender no gramado e aproveitar em família, incluindo os pets. As duas unidades também possuem também um ambiente interno aconchegante.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Passeio ciclístico em São José dos Pinhais

Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a prefeitura está preparando um dia inteiro de atividades para comemorar o Dia das Crianças, no Ginásio Ney Braga. Na sexta-feira mesmo, acontece pela manhã o Passeio Ciclístico, com concentração a partir das 9h e largada às 10h. As inscrições podem ser feitas na hora do evento. Haverá sorteio de prêmios e locação de bikes. O percurso é de aproximadamente cinco quilômetros pelas ruas centrais da cidade, e todos podem participar, com qualquer tipo de bicicleta, ou até mesmo andando ao lado das crianças.

A tarde é a vez da Corrida Kids, que já está com as inscrições encerradas pois registrou 600 inscritos. Para quem se inscreveu, a concentração e entrega de kits é a partir das 13 horas. E, durante a tarde, toda a equipe do Ônibus do Lazer estará fazendo a alegria de todas as crianças que comparecerem, com muitas brincadeiras, jogos, danças e camarim de pintura.

Concurso musical em Fazenda Rio Grande

Também haverá atividades em Fazenda Rio Grande, outro município da RMC, na sexta-feira. Um evento oferecido pela Prefeitura Municipal trará uma série de atrações na Praça Brasil para a família toda aproveitar. O evento começa a partir da 13h30, e contará com um camarim de pintura, vários jogos e brincadeiras para os pequenos, além de um show musical com a dupla Rober e Gabi, participantes do Programa Raul Gil, do SBT. Durante o evento ainda acontecerá a final do FECAF Kids, concurso musical voltado para o público infantil que acontecerá na cidade entre os dias 10 e 12 de outubro. A entrada é gratuita.

 

Dia das crianças: atividades para levar os pequenos a partir de R$ 7