O Balé Teatro Guaíra comemora seus 35 anos de fundação com uma apresentação com a Orquestra Sinfônica do Paraná no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), de 29 de abril a 2 de maio. Em sua temporada de abertura deste ano de comemorações, o Balé se une à Orquestra Sinfônica do Paraná para apresentar duas obras fundamentais do repertório da Orquestra e do Balé, Pastorale (Sinfonia n.º 6, de Beethoven), e Exultate Jubilate (de Mozart). A regência da orquestra será do maestro-titular Alessandro Sangiorgi.

As coreografias das duas peças são de Vasco Wellenkamp e Milko Sparemblek, artistas que contribuíram com várias coreografias criadas especialmente para o Balé Teatro Guaíra, segundo explica a diretora, Carla Reinecke. “São coreógrafos que contribuíram para o crescimento artístico e a construção da fama que a companhia desfruta hoje”, diz ela. “Exultate Jubilate mostrou o seu vigor e grande beleza na temporada de 2000 em apresentações pelo País e pelo Paraná”, lembra a diretora.

O Balé Guaíra, hoje conhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade artística, é um dos grandes patrimônios culturais do Paraná, e no seu trigésimo quinto aniversário vai homenagear no espetáculo de estréia todos os artistas, técnicos e amigos que ajudaram na formação do Balé, contribuindo com a sua arte e seu trabalho para que ele se tornasse a jóia que o Paraná possui hoje.

A história mostra que em 2003 assumiu a direção do balé Carla Reinecke, coreógrafa e professora de dança, dando continuidade aos convites de apresentação do Grande Circo Místico e do Segundo Sopro.

Carla Reinecke diz que as comemorações continuarão no decorrer do ano quando em junho será apresentada uma nova montagem (ainda a ser definida) com coreografia de Henrique Rodovalho, renomado coreógrafo do grupo Quasar, também com participação da Orquestra. Para o final do ano o Balé e a Orquestra apresentarão o O Quebra-Nozes, com patrocínio da Kraft Foods Brasil, subsidiária da norte-americana Kraft Foods Inc. O espetáculo será encenado no Guairão de novembro a dezembro deste ano, em datas ainda a serem estabelecidas, cumprindo temporada estimada em 15 apresentações.

Serviço:

Apresentação Balé Teatro Guaíra em comemoração aos seus 35 anos, com a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto

De 29 de abril a 1.º de maio às 20h30. Dia 2 de maio às 18 horas. Ingressos: R$ 12,00 (preço único).

Programa:

Pastorale – coreografia Milko Sparemblek e música L.V. Beethoven.

Exultate Jubilate, coreografia Vasco Wellenkamp música W. A. Mozart com a participação da soprano Kalinka Damiani.

Balé Teatro Guaíra – direção Carla Reinecke Orquestra Sinfônica do Paraná regência Alessandro Sangiorgi.