Um dos mais conceituados compositores de todos os tempos é inspiração e trilha sonora do espetáculo de dança clássica que a CAIXA Cultural traz para Curitiba nos dias 9, 10 e 11 de abril. “Bach Barock Brasilien”, da paulista Ícaro Cia de Dança, é baseado na obra do alemão Johann Sebastian Bach.

Construído a partir de três poemas do escritor alemão Andreas Gryphius, “Bach Barock Brasilien” é ambientado em uma igreja e traz ao público os três momentos da pós-vida: inferno, purgatório e céu. Inicialmente no inferno, os bailarinos são controlados como marionetes ao som de músicas sacras e, aos poucos, entram em contato com os sentimentos humanos, como raiva, alegria, luxúria, amor e amizade.

Situam-se então no purgatório, onde a música é o pano de fundo da construção de todo o trabalho coreográfico. Enquanto isso, no céu, o divino se encontra com o lado bom da natureza humana. No final do espetáculo, os bailarinos dançam “Jesus, Alegria dos Homens”, música de Bach que ganhou letra de Vinícius de Moraes.

O nome Bach Barock Brasilien resume as três vertentes do espetáculo: Bach, em homenagem ao compositor; Barock, que significa barroco em alemão e representa o movimento intelectual vigente na época de Bach; e Brasilien, que vem dizer de um Brasil que teve seus maiores mestres da Bossa Nova, como Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, inspirados pela obra do compositor alemão.

Serviço:

Espetáculo Back Barock Brasilien
Teatro da Caixa
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Data: de 09 a 11 de abril
Horário: sexta e sábado, 21h e domingo, 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
www.caixa.gov.br/caixacultural