Glenn Close, em 101 Dálmatas, no SBT.

A semana promete no SBT, que caprichou nos filmes. A começar pela tarde deste domingo, que ganhou um reforço numérico. “Os 101 Dálmatas”, de Stephen Herek, foi um dos campeões de bilheteria em 96 e arrecadou mais de US$ 200 milhões nos cinemas de todo o mundo. A produção arrumou mais de 200 filhotes durante os cinco meses de filmagens. Além disso, Glenn Close tem uma atuação memorável como a vilã Cruella de Vil. Na terça, o destaque do SBT é “Julian Po: O Contador de Mentiras”. O filme de Alan Wade conta a história de um forasteiro que inventa para toda uma cidadezinha que vai se matar. Depois de ganhar o apoio dos moradores, acaba sendo pressionado para cumprir o prometido. Apesar de se tratar de pura ficção, é impossível não notar a metáfora com o mundo real. “Cinderela às Avessas” também tem lá sua “mensagem moral”, mas faz isso com humor. Nesta versão moderna da Gata Borralheira, um golpe mágico transforma uma típica garota rica e mimada numa jovem pobre, que precisa trabalhar duro para ganhar a vida e dar valor às pessoas. É a atração de quinta à tarde no SBT.

Já no sábado, não há clima para risadas. O filme da noite é “O Julgamento de Nuremberg”, de Yves Simoneau. Ele retrata a maior corte da História, reunida para julgar os crimes cometidos por líderes nazistas na Segunda Guerra Mundial. Fecha a semana com chave de ouro.

Domingo

Os 101 Dálmatas

(SBT, 12h) 101 Dalmatians, de Stephen Herek. Com Glenn Close, Jeff Daniels e Joely Richardson. EUA, cor, 1996, 102 min. Infantil. Dois dálmatas enamorados conseguem unir seus respectivos donos, que se casam. Logo, a cadela tem 15 filhotes e aguça a cobiça da malvada Cruella de Vil. A milionária vem colecionando filhotes de dálmata para fazer um exclusivo casaco de peles. Com mais 15, eles somam o número necessário para o casaco: 101 dálmatas.

O Fio da Navalha

(Band, 22h30) The Razor?s Edge, de Edmund Goulding. Com Tyrone Power, Gene Tierney e John Payne. EUA, cor, 1946, 146 min. Drama. Jovem soldado norte-americano sem fé sobrevive à Primeira Guerra Mundial e sai em busca da verdade e da salvação.

Segunda

Johnny & Clyde: Uma Dupla do Barulho

(SBT, 14h20) Johnny & Clyde, de William Bindley. Com Michael Rooker, Johnny White e Sam Malkin. EUA, cor, 1995, 100 min. Comédia. Filho de um policial atrapalhado adota um cão que era usado pelo antigo dono num esquema para roubar os carros. Eles vão para rua à procura de um passarinho fujão. Atrás deles, vai a carrocinha, o ladrão de carros e toda a polícia da cidade.

Doces Poderes

(Band, 22h15) Doces Poderes, de Lúcia Murat. Com Marisa Orth, Antonio Fagundes, Tuca Andrada e Sérgio Mamberti. Brasil, cor, 1996, 93 min. Drama Em ano eleitoral, jornalista íntegra chega a Brasília para dirigir a sucursal de uma importante emissora de TV. No exercício da tarefa, ela sofre toda sorte de pressões e tentações.

Terça

Lembranças de um Amigo

(SBT, 14h20) Life 101, de Redge Mahaffey. Com Corey Haim, Ami Dolenz e Keith Coogan. EUA, cor, 1994, 104 min. Drama. No final dos anos 60, jovem tímido entra para faculdade e logo se torna amigo dos três rapazes mais “descolados”, com quem inicia a sua vida sexual.

Julian Po: O Contador de Mentiras

(SBT, 2h) Julian Po, de Alan Wade. Com Christian Slater, Robin Tunney e Bruce Bohne. EUA, cor, 1997, 101 min. Drama. Carro de homem solitário quebra perto de uma cidadezinha, onde as pessoas não gostam de forasteiros. Para justificar sua presença ali, ele inventa que escolheu o lugar para se matar. Assim, vira o centro das atenções. Mas, com o tempo, a população fica impaciente com a demora e exige que cumpra o prometido.

Quarta

A Arca de Norman

(SBT, 14h20) Noah, de Ken Kwapis. Com Tony Danza, Wallace Shawn e Jane Sibbett. EUA, cor, 1998, 99 min. Aventura. Construtor trapaceiro entra na concorrência de um condomínio. Homem misterioso avisa que sua proposta será vitoriosa se ele construir também uma arca no deserto, pois um dilúvio cairia sobre a cidade em 40 dias. Ele aceita e é chamado de “louco”. Tudo se transforma no dia do dilúvio.

O Rei das Máscaras

(Band, 22h15) The King of Masks/Bian Lian, de Tian-Ming Wu. Com Zhigang Zhang, Renying Zhou e Xu Zhu. Hong Kong, cor, 1996, 101 min. Ação. Em sua longa vida, artista de rua não teve a oportunidade de ter um filho a quem pudesse ensinar os segredos de sua arte milenar. Ele acaba comprando uma criança de uma família pobre para transformá-la em sua herdeira.

Quinta

Cinderela às Avessas

(SBT, 14h20) Maid to Order, de Amy Jones. Com Ally Sheedy, Beverly D?Angelo e Michael Onthean. EUA, cor, 1987, 104 min. Comédia. O pai, decepcionado com as atitudes da filha mimada, diz aos céus que seria melhor não ter a filha. Os céus atendem e a garota passa a ser ninguém para sua família. Na rua, pobre e arrogante, ganha uma “fada madrinha” que dita as regras do jogo para que seu pai a reconheça. Ela se torna empregada numa mansão e aprende com os outros empregados o que é amizade e família.

Godzilla

(Record, 21h20) Godzilla, de Roland Emmerich. Com Matthew Broderick e Jean Reno. EUA, cor, 1998, 139 min. Aventura. Gigantesco monstro ataca a cidade de Nova York. Cientistas, militares, uma repórter e um intrépido cinegrafista lutam para encontrar o ninho do monstro, antes que nasçam as crias capazes de dizimar a raça humana. Refilmagem do clássico japonês.

Sexta

Por um Momento

(Band, 22h15) For the Moment, de Aaron Kim Johnston. Com Russel Crowe, Wanda Cannon e Peter Outerbridge. EUA, cor, 1993, 120 min. Romance. Com a convocação de seu marido para a guerra, mulher passa a morar na fazenda do pai, no Canadá. Lá, conhece um piloto australiano e se apaixona por ele. Agora, vive o dilema de assumir o novo amor ou manter a fidelidade ao marido que está em combate.

Sábado

Cisco Kid

(SBT, 14h15) The Cisco Kid, de Luis Valdez. Com Jimmy Smits, Bruce Payne e Sadie Frost. EUA, cor, 1994, 97 min. Aventura. México, 1867: Prestes a serem executados, dois bandidos são salvos por um exército rebelde. Na confusão, um deles se torna “Cisco Kid”, defensor dos mais fracos. Ele deixa a vida de mercenário e passa a ajudar os mexicanos a se livrarem da tirania de um general francês, que roubou uma imagem de valor sentimental para o povoado.

O Julgamento de Nuremberg (SBT, 23h45) Nuremberg, de Yves Simoneau. Com Alec Baldwin, Jill Henessy e Brian Cox. EUA, cor, 2000, 115 min. Drama. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados reuniram-se em Nuremberg, na Alemanha, para decidirem o destino de oficiais nazistas. Com os ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquela corte, promotor questiona os direitos dos acusados.

Roger e Eu

(SBT, 1h30) Roger & Me, de Michael Moore. EUA, cor, 1989, 95 min. Documentário. A cidade de Flint, em Michigan, enfrenta decadência sem precedentes após a General Motors fechar suas fábricas no local, causando desemprego em massa. Os índices de criminalidade disparam, a miséria se torna uma coisa comum e a população começa a abandonar o lugar.

* Até o fechamento desta edição, a Globo não havia enviado o restante dos filmes da semana.