O mês de setembro começa movimentado na Biblioteca Pública do Paraná. Para esta sexta-feira (1º), estão marcadas três atividades culturais. A primeira é a abertura da exposição ?Krzysztof Kieslowski ? fotografias da cidade de Lodz. À tarde, a partir das 18h, Neida Longo Zeglin e Nelson Zeglin fazem o lançamento do livro ?Casata Longo?, no hall térreo. No mesmo horário será exibido o filme ?Impondo a lei?, com George O?Brien, no Cine Clube Annibal Requião (Auditório Paul Garfunkel). Depois da sessão será projetado o seriado ?A legião do Zorro?.

A mostra, que fica em cartaz até quarta-feira (6), reúne fotos em preto e branco, de Kieslowski quando ainda era estudante da Academia de Cinema em Lodz, na Polônia. São de 1965 e 1966 e foram cedidas pela viúva Maria Kieslowski, retiradas do acervo de família. ?As fotografias são um retrato complexo da cidade, vista da perspectiva de homem, tema central dos filmes de Kieslowski. São os primeiros trabalhos do diretor de cinema como documentarista e observador da vida cotidiana.
Livro

Após 18 anos de pesquisas, o casal Neida e Nelson Zeglin está publicando o livro ?Casata Longo?. A publicação com 375 páginas, conta a saga de cinco famílias Longo e seus 131 anos de trabalho, luta e vida operosa no Brasil. ?A história de um povo é contada em pedaços. Quem pretende desvendar a história de sua família ou a sua própria precisa aprender a montar um quebra-cabeça feito de milhares de pequenas peças?, comentam os autores.

?Casata Longo? resgata as raízes das famílias vindas do Norte da Itália e com enorme descendência, marcando presença em todos os recantos do Brasil nas mais diferentes atividades, imprimindo sua cultura, religiosidade e inteligência.

Neida explica que o sobrenome Longo era muito usado durante o Império Romano: um fato histórico é a descoberta da lista de soldados no Norte da África, que inclui três com o sobrenome Longo. Isso teria acontecido entre 43 e 120 d.C. A fixação como sobrenome de família ocorre a partir do século VIII.  Tudo isso está na obra que traz mapas, histórias de vida, documentos de cartórios e fotografias. Os autores destacam que ?é muito importante a preocupação em sabermos de onde viemos e que eram nossos antepassados que propiciaram a nossa formação e estrutura social da qual fazemos parte hoje. Este trabalho, embora humilde, de escritores amadores, pretende conceder tributo, primeiramente aos nossos antepassados, verdadeiros heróis anônimos, posteriormente, aos que continuam nessa caminhada, preocupados com o futuro dos descendentes.?

Neida e Nelson já estão com lançamentos previstos nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Pinheiro Preto (SC), Erexim, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.

Cinema

A programação do Cine Clube Annibal Requião segue no dia 15, com a exibição de ?A mulher e os índios?, com George Montgomery. No dia 22 entra em cartaz ?O forte da vingança?, com Danne Clark. E, ?Morros Trovejantes?, com Tim Holt, no dia 29, encerra a programação de setembro. Após a exibição dos filmes haverá projeção do seriado ?A legião do Zorro?. As sessões são sempre às sextas-feiras, às 18h, com entrada franca.

Serviço:
Exposição fotográfica Krzysztof Kieslowski
Data: 1º de setembro de 2006
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133

Lançamento de livro: Casata Longo
Data: 1º de setembro de 2006
Horário: 18h
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná